Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Março / Rondon: projeto de vida e cidadania

Rondon: projeto de vida e cidadania

02/03/2012

02/03/2012 17h10 - última modificação 16/03/2012 08h34

Palestra de capacitação do eixo Renda e Trabalho. Foto: Lana Santos

Alunos dos cursos de Automação Industrial, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental – EAD, Jornalismo, Psicologia e Tecnologia da Informação, fizeram parte da equipe que foi para Butirana, no Maranhão, no início deste ano, para participar da Operação Babaçu, em mais uma edição do Projeto Rondon.

O coordenador da missão, professor Douglas Murilo Siqueira, explica que, antes de partir os estudantes passaram por palestras de capacitação, que contaram com a participação de docentes de diferentes áreas.

Acompanhados e orientados por dois professores, durante duas semanas eles realizaram diversas ações, divididas nos eixos Comunicação, Meio Ambiente e Renda e Trabalho, em parceria como a Universidade Federal de Alfenas (MG). Com uma população majoritariamente rural, além do centro, as oficinas ocorreram em mais nove áreas afastadas da cidade.

Lana Santos, docente da Faculdade de Comunicação, ressalta a importância de trabalhar com a liderança local e com as crianças. “O grupo religioso que lá está e os agentes comunitários são multiplicadores das iniciativas para a melhoria e perpetuação das ações. Já as crianças, que eram em grande número, podem levar para o resto da vida o que aprenderam.”

Entre as atividades propostas na área de Comunicação, Lana destaca o jornal mural, o JB Notícias. “No encerramento do projeto, exibimos na praça o JB Notícias, um telejornal piloto em que os próprios moradores fizeram as reportagens e foram os âncoras.”

Na área de Saúde, foi construído um modelo de banheiro seco, uma vez que a cidade não possui um sistema de esgoto. A aluna Bianca Guarnieri, do 3º semestre de Gestão Ambiental – EAD, conta que “tivemos o apoio da prefeitura e deixamos a parte de alvenaria pronta para que sigam.” Já a professora Lana fez questão de mencionar que “o nosso trabalho com o Rondon não é modificar a cultura, mas melhorar a qualidade de vida da população dentro das possibilidades que eles têm”.

 

Aprendizado

Além de ensinar, Bianca diz que aprendeu muito com a população. “Aprendi sobre vegetação, culinária, a cultura deles, a forma como as coisas procedem, o ritmo de vida bem mais tranquilo que o nosso.” E enfatiza: “Precisamos respeitar mais o pessoal de lá. Há uma pobreza material. Para eles só faltam os recursos, algo que temos de sobra.”

O coordenador do projeto, professor Douglas Murilo Siqueira, lembra o momento de retorno. “As pessoas que queriam se despedir da equipe encheram a praça. Percebi que estávamos deixamos saudade. E se deixamos saudade, significa que também há lembrança. Esperamos que se lembrem não apenas de nós, mas das coisas que fizemos ou discutimos. Este é projeto de vida e cidadania.”

Já para a professora Lana Santos, “esta é uma experiência única em que você aprende a lidar com as diferenças e a rever seus valores. Você aprende a viver sem internet e a respeitar o seu tempo, o seu momento e a ouvir as pessoas”.

 

O Projeto Rondon

É uma iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa que envolve estudantes universitários na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes.

Veja aqui as fotos.

 

Confira abaixo um vídeo do Projeto.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X