Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Junho / "Senhoras e senhores, aqui sou eu quem vos fala"

"Senhoras e senhores, aqui sou eu quem vos fala"

26/06/2012 21h20

 

Chegou a hora do trabalho, da aula, ou de uma palestra. Entrando em uma sala, pessoas olham você e aguardam para ouvir o que tem a dizer. E agora?

Em uma carreira acadêmica ou profissional, temos conhecimento de um assunto, ou área e experiência prática. Por mais tempo que exerçamos uma atividade, sempre chega o momento em que temos que falar para algum público, que pode variar entre uma turma da faculdade, equipe de trabalho, reunião, banca de TCC, até grandes plateias.

Nessa hora é que muitas vezes acontece todo um estresse e pânico em algumas pessoas, que até chegam a procurar uma forma de escapar dessas situações. Talvez por timidez, ocorre um “travamento” na garganta e nada funciona para destravar. Mas não dá para fugir de tudo, além disso, a comunicação é necessária no exercício diário, como nos casos citados
acima. Mas e aí, tem algo que faz a oratória funcionar?

“Na comunicação oral, a aplicabilidade é o que realmente funciona”, diz a professora Renata de Souza Aranha, responsável pelo curso “Como falar em público – Técnicas de apresentação”, uma das opções disponíveis dos Cursos de Curta Duração da Metodista.

O curso busca auxiliar a realização de apresentações em público e capacitar e qualificar por meio de conhecimentos teóricos e práticos, para atuar com a oratória em diversas situações. “Os alunos aprendem técnicas de apresentação e em seguida partem para a prática, que é a maior parte do curso, incluindo a utilização do improviso”, explica a professora Renata.

Mas se engana quem pensa que apenas os tímidos procuram pelas aulas. “O público é variado. Há tanto profissionais, como acadêmicos, que buscam aprimorar a fala para seguir com seus trabalhos, que já consistem em falar em público”, conta.

Para saber mais sobre o curso “Como falar em público – Técnicas de Apresentação”, bem como outros que são oferecidos, confira o site: www.metodista.br/curta-duracao.

Marcello Ferreira

 

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático