Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Julho / Diretor da Metodista assume a presidência do Banco do Povo Crédito Solidário

Diretor da Metodista assume a presidência do Banco do Povo Crédito Solidário

04/07/2012

04/07/2012 17h29

Professor Luiz Silvério Silva (ao centro) e representantes do Banco do Povo e da Metodista após a cerimônia de posse. Foto: Mônica Rodrigues

O diretor da Faculdade de Administração e Economia, professor Luiz Silvério Silva, tomou posse nesta terça-feira, 3, da presidência do Conselho de Administração do Banco do Povo - Crédito Solidário para a gestão 2012-2014.

Representando a Metodista, o diretor de Comunicação e Marketing, Paulo Salles, destacou o compromisso da Universidade com a formação não apenas de profissionais de excelência, mas de cidadãos e alunos que possam fazer a diferença na sociedade por meios de atitudes éticas e cidadãs. Ele reforçou ainda “o compromisso e o apoio da Metodista ao Banco do Povo por entender que a iniciativa contribui de forma concreta para a transformação da sociedade”.

Ao deixar o cargo, o presidente Hildo Soares de Souza ressaltou que “o Banco do Povo não é apenas uma forma de oferecer crédito. Ele se apresenta como esperança para empreendedores e pessoas que se encontram na periferia, oferecendo uma oportunidade de inserção social”.

Em seguida, Luiz Silvério afirmou que assumiu o desafio “porque acredito que a mudança social, o desenvolvimento econômico e a transformação social acontecem de baixo para cima e o trabalho do Banco vai nessa direção”.

Segundo o presidente, “o objetivo durante a gestão é aumentar a capilaridade, ir mais para a periferia, mantendo essa característica do Banco, além de buscar mais recursos para o microcrédito”.

 

O Banco do Povo

Criado em 1998 numa parceria entre a prefeitura de Santo André, o Sindicato dos Trabalhadores Bancários, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Associação Comercial e Industrial de Santo André e o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga, o Banco do Povo - Crédito Solidário é uma organização sem fins lucrativos que oferece microcrédito a empreendedores populares.

Atualmente, a instituição conta com a parceria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.

Os empréstimos são feitos por meio dos chamados Grupos Solidários, compostos por quatro a sete pessoas, que são co-responsáveis pelo valor total do crédito. Dessa forma, não são necessárias outras garantias, como avalistas ou alienação de bens, ampliando o alcance do crédito a comunidades de baixa renda.

Em 2011, o Banco contabilizou R$ 8,9 milhões em empréstimos, mais de 5.000 contratos e com um índice de 0,86% de inadimplência.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático