Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Fevereiro / Metodista desenvolve pesquisa em diversas áreas do conhecimento

Metodista desenvolve pesquisa em diversas áreas do conhecimento

13/02/2012 16h54 - última modificação 13/02/2012 17h06

Um parque localizado em uma grande cidade metropolitana pode trazer grandes benefícios à população, como lazer e área verde.  Um dos projetos de pesquisa, do Programa de Pós Graduação de Psicologia da Universidade Metodista tem como objetivo a avaliação da Qualidade de vida de pessoas que freqüentam um parque público na Cidade de São Bernardo do Campo. Para medida da qualidade de vida será utilizado o conceito de qualidade de vida utilizado neste trabalho parte de uma perspectiva ecológica. Trata-se de um modelo substituto ao biomédico, cuja compreensão restringe-se a ausência de doença física. A saúde pode ser alcançada quando o equilíbrio ecológico é mantido, e é obtido a partir da relação do homem com o meio ambiente, mais as forças sociais, físicas e biológicas.

Este é um dos exemplos de grupos de trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa.  “Para a Universidade Metodista receber o título de universidade é obrigatório ter grupos que desenvolvam pesquisas em diversas áreas”, afirmou o coordenador do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) Manoel Morgado.  A Instituição desenvolve pesquisas desde 1970 e atualmente estes grupos de pesquisa são das áreas de Administração, Ciências da Religião, Comunicação Social, Educação, Odontologia e Psicologia da Saúde.

Os trabalhos desenvolvidos são apresentados em Congressos Científicos municipais, estaduais e nacionais. Mas também no Congresso Científico da Metodista.

Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica teve em outubro de 2011 a 14ª edição – o objetivo é divulgar a produção científica desenvolvida na Universidade Metodista de São Paulo e em outras instituições de pesquisa e ensino superior do Brasil e do exterior. Comunicações orais, mesas multidisciplinares, conferências e seminários temáticos são como foco principal a promoção do intercâmbio entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

O XIII Seminário de Extensão da Metodista, que ocorre concomitantemente ao Congresso de Iniciação e Produção Científica, foi concebido como um espaço que viabiliza e discute a ação de docentes e discentes junto à comunidade externa. O VIII Seminário PIBIC / UMESP é dedicado exclusivamente à apreciação dos trabalhos de alunos bolsistas de iniciação científica, com apoio do CNPq.

O Congresso realiza para os participantes como ouvintes mesas-redondas multidisciplinares presenciais e virtuais, voltadas ao debate de temas acadêmicos de interesse geral e de diferentes áreas de conhecimento. Essa atividade é elaborada por um docente, pesquisador ou profissional da área técnica e administrativa, presencial ou EAD, que propõe o tema e coordena o debate. 

Em 2012, igualmente aos demais anos, o Congresso Científico acontecerá em outubro e as inscrições dos trabalhos são feitas no inicio do 2º semestre.  

 
Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático