Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Fevereiro / Intercâmbio é a travessia das fronteiras do conhecimento

Intercâmbio é a travessia das fronteiras do conhecimento

10/02/2012

10/02/2012 18h40 - última modificação 13/02/2012 13h52

Intercâmbio é a viagem ao exterior para obter conhecimento de novas culturas, tradições, pessoas e principalmente novas metodologias e aprendizado. Por meio da troca de experiências, o estudante pode unir o que aprendeu no país de origem com as novidades do país visitado.

Esta é a experiência que muitos alunos da Metodista vivenciam a cada semestre. Para que possam expandir além das fronteiras, a Universidade possui a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que estabelece estratégias, parcerias e convênios com as instituições estrangeiras.

A estudante de Publicidade e Propaganda Mellina Julião Fontoura cursou um semestre do ano de 2011 na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Ela comparou os currículos dos dois países. “Os cursos em Portugal têm uma base comum, conforme a área. Por exemplo, o curso de Ciências da Comunicação envolve todas as áreas: Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e outras, na grade curricular. Na especialização é que você direciona a área de atuação, no meu caso, seria Publicidade e Propaganda”, disse.

Já o aluno do curso de Administração de Comércio Exterior Igor Apolo Santos, que estudou um semestre na Universidad Mayor, Chile, contou que na instituição chilena “o mesmo curso se chama Engenharia Comercial e as aulas são compostas de debates sobre a política e procedimentos técnicos dos diferentes países e discutem como praticar a profissão em tais cenários”.

 

Estudar no exterior

A ARI possui programas como o Semestre Acadêmico, pelo qual o aluno da Metodista pode estudar um semestre de seu curso em uma das universidades parceiras: Universidade do Centro Educativo Latino-americano – Argentina; Universidade Mayor – Chile; Universidade de Valencia – Espanha; Universidade de Burgos – Espanha; Universidade Madero – México; Universidade do Algarve – Portugal; e Universidade Fernando Pessoa – Portugal.

Outras universidades estão em fechamento de parceria para o programa, como a Universidade de Ulsan – Coréia do Sul; Universidade de Havana – Cuba; Universidade de Gênova – Itália; e Universidade de Aveiro – Portugal.

Outra opção que os estudantes têm, são os cursos de idiomas. Atualmente, é possível estudar inglês na Cornestone Academic College, Canadá, e estudar espanhol na Universidade do Centro Educativo Latino-americano, Argentina. Tais cursos ocorrem no período de férias. 

No início deste ano, 21 alunos de diversos cursos partiram para intercâmbios na Espanha, Chile e Portugal.

Para conhecer mais a Assessoria de Relações Internacionais da Metodista, os programas de intercâmbio e como se inscrever, acesse www.metodista.br/ari. Contatos por meio do e-mail ari@metodista.br e pelo telefone (11) 4366 5633.

 

Marcello Ferreira

 
Veja algumas fotos de alunos em intercâmbio no Canadá.
Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático