Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Fevereiro / Disciplinas Eletivas: oportunidade de crescimento pessoal

Disciplinas Eletivas: oportunidade de crescimento pessoal

10/02/2012

10/02/2012 16h30

Há quem considere as disciplinas Eletivas de Formação Cidadã algo nada interessante e que devem ser cursadas apenas porque constam no currículo. Mas você já parou para pensar no quanto elas podem ser bacanas?

Embora a Universidade seja o local que reúne conhecimento para o desenvolvimento profissional dos alunos, ela é um espaço onde se pode crescer pessoalmente também. E uma das maneiras em que isso se torna possível é por meio das eletivas.

Algumas disciplinas discutem temas atuais, como os aspectos e as mudanças políticas ocorridas na América Latina no século XXI e a preservação da liberdade e da privacidade devido à presença das novas tecnologias de comunicação e informação. Outras, por sua vez, são oportunidades para criações artísticas, científicas e elaboração e realização de projetos sociais.

“Com as eletivas, a ideia é que os alunos façam uma leitura mais crítica da sociedade, a partir das informações que recebem, diferenciadas da mídia comum que insere uma perspectiva pronta”, explica a coordenadora do Núcleo de Formação Cidadã, professora Elena Alves.

As eletivas estão sob a coordenação do Núcleo de Formação Cidadã e são elaboradas de maneira que, além de ser um bom profissional, o aluno tenha uma percepção crítica da sociedade, conseguindo identificar possibilidades diversas de atuação social e esteja preparado para lidar com as diferentes situações do cotidiano. 

 

As eletivas são escolhidas pelos alunos um semestre antes de cursá-las. Veja algumas disciplinas:

Capoeira - Corpo, Expressão e Liberdade

Contracultura, música e cinema

Direitos humanos e cidadania

Ensaio aberto

Fábrica de brincadeiras

Globalização, capitalismo e alienação

Memória e cultura afro-brasileira

Oficina de teatro: um ato criativo

Por uma sociedade inclusiva: Libras

 

Gabriela Rodrigues

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático