Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Agosto / Congresso Metodista: mostre as suas ideias para o mundo

Congresso Metodista: mostre as suas ideias para o mundo

27/08/2012

27/08/2012 21h30

Ao contrário da opinião de muitos, um evento onde são apresentados e discutidas produções científicas pode sim ser interessante. E a oportunidade de comprovar isso já tem data marcada. O Congresso Metodista será realizado nos dias 23 e 24 de outubro nos Campi da Universidade e no dia 27 de outubro para a modalidade a distância.

“Este é um momento de encontrar e conhecer pessoas, estabelecer parcerias e de ‘arejar a cabeça’”, comenta a presidente do Congresso, professora Elizabeth Gonçalves. Ela afirma ainda que “este é um espaço para mostrar o que está sendo produzido e receber contribuições de colegas, podendo ter mais embasamento para o trabalho”.

Segundo a docente, a Universidade está baseada em três pilares e os relaciona com a pesquisa: Ensino – patamar em que, no geral, as pessoas possuem o mesmo nível de conhecimento –, Pesquisa – etapa na qual apenas uma parcela de um grupo descobre algo que as pessoas não sabem, agregando conhecimento – e Extensão – quando se torna público para a comunidade o que se pesquisou.

Na Graduação é possível dar os primeiros passos nesse sentido por meio da Iniciação Científica. Elizabeth Gonçalves explica que, em contato com um orientador, o estudante pode fazer projetos que venham a contribuir com a pesquisa deste professor. Ela ressalta que “é uma oportunidade de fazer algo além da sala de aula, de ‘abrir a cabeça’ porque grande parte do conhecimento vem de fora. Geralmente quem participa fica ‘contaminado’ e passa a se desenvolver nisso”.

A professora diz também que qualquer assunto pode virar tema de trabalho. “Eu soube de um trabalho em que a autora decidiu falar sobre a utilização da arte na abertura da novela Gabriela”.

 

Pesquisa faz parte do dia a dia profissional

Para quem pensa que as disciplinas relacionadas à metodologia científica tratam somente de assuntos teóricos, distantes da realidade do dia a dia dos profissionais que atuam nas empresas, engana-se. “A pesquisa não se restringe a academia. Na área de Comunicação, antes de elaborar uma campanha, você precisa fazer uma pesquisa sobre o consumidor. Na área da Saúde, um aluno que começa a trabalhar em um laboratório vai se deparar com a necessidade de pesquisar outros caminhos para chegar a um resultado”, afirma Elizabeth Gonçalves. “Todo mercado profissional está pautado em pesquisa, independente da área”, completa.

De acordo com a professora, “desenvolver pesquisas agrega ao currículo autoridade de quem produz conhecimento” e exemplifica com uma situação cotidiana comum. “Você está procurando um médico de determinada especialidade e encontra dois nomes. Um deles publicou seu último trabalho em 1979 e o outro apresentou um no ano passado na Holanda. Com quem você agenda a consulta?”. Elizabeth finaliza afirmando que “isso faz diferença mesmo em outras áreas, pois mostra que o profissional se mantém atualizado e em sintonia com as discussões que dizem respeito à sua atuação”.

 

Não perca o prazo

As inscrições para o Congresso Metodista podem ser feitas até o dia 31 de agosto e são gratuitas.  A participação é aberta a todos os estudantes da Universidade – Graduação, Pós-Graduação (lato e stricto sensu) e a pesquisadores da comunidade científica.

Os alunos da Metodista já estão automaticamente inscritos como ouvintes e poderão obter horas complementares atribuídas às diferentes atividades realizadas, como monitoria, além de certificado de participação, por apresentação de trabalho ou como ouvinte.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis no Portal da Metodista – www.metodista.br.

 

Gabriela Rodrigues

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático