Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2011 / Setembro / Seminário tem como tema o desenvolvimento do rádio e da televisão em São Paulo na década de 1950

Seminário tem como tema o desenvolvimento do rádio e da televisão em São Paulo na década de 1950

26/09/2011

26/09/2011 19h45

A Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional promove o seminário “São Paulo capital do tempo e do movimento: midiologia paulista do rádio à televisão” durante o mês de outubro e na primeira semana de novembro. 

A proposta é realizar uma viagem audiovisual pela capital paulista e arredores no momento em que São Paulo assumiu o papel de principal polo indutor da modernidade brasileira. De acordo com o professor Antonio de Andrade, que conduzirá as palestras, “o surgimento da primeira emissora de televisão brasileira em 1950 e o impacto deste outro pioneirismo paulista será o fio condutor para a compreensão deste instigante processo e suas múltiplas facetas.”  

O seminário acontecerá às segundas-feiras, dias 3, 17, 24 e 31 de outubro e 7 de novembro, das 11h às 13h, na sala 421, do Edifício Capa, no Campus Rugde Ramos (Rua Planalto, 106, São Bernardo do Campo). São 50 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 4366-5821 ou e-mail catedra.unesco@metodista.br. As aulas são abertas a alunos, funcionários, pessoas da comunidade e demais interessados no tema.

 

Veja abaixo o programa:

1. Antecedentes: café, imigração, ferrovias, energia e o capital internacional: fatores indutores do desenvolvimento paulista.

2. A Segunda Guerra mundial e os reflexos na economia e sociedade brasileira. O empresariado paulista e a busca pela modernização. O imaginário importado e exportado. A comunicação modernizadora e o publico consumidor em transição.

3 e 4. Comunicação e Cultura nos anos cinquenta: o mercado publicitário; a mídia impressa; o rádio e o cinema. A modernização simbólica e o tradicional em cheque.

5. A chegada da televisão em 1950 e as grandes transformações no mercado da comunicação e no imaginário e cotidiano paulista. As comemorações do IV Centenário de São Paulo e a eclosão da “cidade que mais cresce no mundo”.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático