Metodista sedia evento “Resíduos sólidos, alternativas sustentáveis”
23/09/2011 10h55 - última modificação 23/09/2011 11h18
A Metodista sediará no dia 30 de setembro, às 14h, no Campus Vergueiro (Avenida Senador Vergueiro, 1301, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo), o seminário técnico “Resíduos sólidos, alternativas sustentáveis”, promovido pela Coalizão Nacional Contra a Incineração do Lixo e apoiado pela Faculdade de Gestão e Serviços da Universidade.
O objetivo é debater com a ajuda de especialistas da área do Brasil e de fora do país os impactos dos incineradores e as alternativas para o destino adequado dos resíduos sólidos.
De acordo com o professor Marco Aurélio Bernardes, da Faculdade de Gestão e Serviços e um dos organizadores do seminário, “o Projeto Pedagógico Institucional da Universidade apresenta uma visão de futuro muito clara, representada pelo fomento ao fortalecimento da cultura inclusiva, à formação cidadã e à melhoria da qualidade de vida baseada nos valores éticos e cristãos. Para viabilizar esta visão, o cumprimento de ações como o seminário atende à demanda legítima das pessoas da região, contribuindo para o cumprimento desta missão".
Entre os convidados estarão representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Vale do Paraíba, Global Alliance for Incinerator Alternatives (Argentina), France Libertés (França), entidades ambientalistas e especialistas na área.
As inscrições devem ser feitas pelo site do seminário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3341-0964 ou pelo e-mail campanha@incineradornao.net. O evento também será transmitido pela internet. Confira abaixo a programação.
14h - Abertura e palestra magna: Washington Novaes, jornalista e ambientalista
15h – Mesa “Licenciamento Ambiental”
- Virgílio Alcides de Farias, advogado do Movimento de Defesa da Vida
- Sebastião Donizete dos Santos, promotora do Ministério Público de São Bernardo Campo
- Fabiano Brandão Majorana, Defensor Público do Vale do Paraíba
Mediação: Carlos Bocuhy, PROAM
16h - Mesa “Impactos dos incineradores”
- Paulo Saldiva, médico e professor da Faculdade de Saúde/USP
- Eduardo Giesen (Chile), coordenador da Aliança Global Alternativas à Incineração/GAIA
- André Abreu, representante da France Libertés no Brasil
Mediação: Elizabeth Grimberg, Instituto Polis
17h - mesa “Alternativas sustentáveis”
- Maria Helena Ribeiro, Secretária de Serviços Públicos/ Prefeitura de Guarulhos
- Roberto Laureano da Rocha, coordenação do Movimento Nacional de Catadores/ MNCR
- Dra. Elena Alves Silva - Coordenadora do Núcleo de Formação Cidadã – Universidade Metodista de São Paulo
Mediação: Profa. Drª Waverli Maia M. Neuberguer, Coordenadora do Núcleo e Agência Ambiental – Universidade Metodista de São Paulo
18h - Prof. Dr. Luiz Roberto Alves - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas - Faculdade de Administração e Economia – Universidade Metodista de São Paulo
18h30 – Encerramento