Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2011 / Outubro / Desenvolvimento de São Bernardo e parcerias entre Metodista e Prefeitura são temas de evento

Desenvolvimento de São Bernardo e parcerias entre Metodista e Prefeitura são temas de evento

20/11/2011

20/10/2011 17h25

A Universidade Metodista promoveu na noite desta quarta-feira, 19 de outubro, a palestra “O Desenvolvimento de São Bernardo do Campo e Região do ABC: O papel das Universidades e da Gestão Pública”, que contou com a presença do prefeito Luiz Marinho.

Após a palavra inicial do coordenador da Pastoral Universitária, reverendo Luiz Eduardo Prates Silva, que ressaltou a importância do evento, o reitor, professor Marcio de Moraes, afirmou que a Universidade Metodista “já é parceira da cidade de São Bernardo do Campo independente de cor partidária”, destacando o trabalho da Cátedra Gestão de Cidades.

Fabio Botelho Josgrilberg, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa elencou os projetos e parcerias realizados pela Metodista em conjunto com a prefeitura, espalhados pelas diversas faculdades, como a Sala do Empreendedor, da Faculdade de Administração e Economia e o Projeto “EXPOMETÔ” Comunicação, da Faculdade de Comunicação.

A I Semana de Educação em Direitos Humanos e o Curso de Formação dos Guardas Civis Metropolitanos, da Faculdade de Humanidades e Direito; a Escola de Esportes e os times de handebol masculino e feminino e basquete masculino, da Faculdade de Saúde e Projeto Meninos e Meninas de Rua – PMMR, da Faculdade de Teologia foram outros dentre diversos outros projetos citados.

Na sequência, o secretário de desenvolvimento econômico, Jefferson José da Conceição, afirmou que, durante as décadas de 70, 80 e 90, a cidade teve crescimento, mas não desenvolvimento, diferentemente do que objetiva esta gestão: “Melhorar indicadores sociais aliado ao crescimento econômico, isso é crescer”.

Já o prefeito Luiz Marinho afirmou que você pode fazer “um governo como era, sem planejamento ou você pode pensar a cidade em suas necessidades e olhar a cidade no dia a dia e no médio e longo prazo”. Para exemplificar, abordou os diversos projetos postos em prática durante sua gestão nas mais diversas áreas, como transporte, saúde e moradia.

Na educação, segundo Marinho, foram criadas 4.700 novas vagas na rede municipal de ensino, de uma previsão de 16 mil novas vagas nos quatro anos até o final de seu mandato. Além disso, foram reformados os espaços já existentes. “Tinham escolas que colocavam em risco [os alunos e professores]”, afirmou.

A qualidade dos professores também recebe investimentos, com a elevação da graduação dos docentes, segundo o prefeito, que também destacou a inclusão de alunos com necessidades especiais na rede de ensino e a distribuição de 15 mil netbooks para os alunos distribuírem em sala de aula. Ao final do evento, Luiz Marinho respondeu às perguntas dos presentes, como a aluna Josy, de Comércio Exterior, que levantou a questão do orçamento participativo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático