II Torneio de Sumô de Robôs da Metodista envolve técnica e criatividade
20/05/2011 16h23
Em 2010, equipe Miaguii One foi a vencedora, este ano, novas equipes participarão do torneio e inovam em acessórios nos robôs. Foto: Mônica Rodrigues
Após o sucesso da primeira edição dos robôs lutadores realizada ano passado, a Universidade Metodista de São Paulo promove, por meio da Faculdade de Exatas e Tecnologia (FACET), no dia 25 de maio, o 2º Torneio de Sumô de Robôs. Os embates ocorrerão no Ginásio Poliesportivo da Universidade (Rua Planalto, 106, Rudge Ramos, São Bernardo – SP), às 19h30, e serão abertos ao público.
Durante o campeonato, os alunos aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula para construir seus próprios robôs, desenvolvendo técnicas e estratégias para vencer as disputas. Neste ano, novas equipes formadas por estudantes da FACET aderiram ao evento. “Continuamos a aprimorar o desenvolvimento do torneio, para a competição criar força interna e em breve, convidar outras instituições”, explica o coordenador do curso de Automação Industrial, professor Mario Boaratti.
As regras das lutas são semelhantes a um torneio de sumô real. Em uma arena circular de 200 centímetros de diâmetro, o robô lutador deverá empurrar o oponente para fora da arena ou imobilizá-lo por dez segundos.
Após a experiência da edição anterior, as equipes precisaram investir em criatividade para o design e acessórios, para atingir os objetivos das disputas. Os “lutadores” foram construídos com sucatas de motores elétricos, placas metálicas, rodas e baterias. Alguns ainda incrementaram seus equipamentos com ferramentas de torno mecânico. Os competidores serão dirigidos por cabos e chaves em painéis portáteis. “Nas próximas edições pretendemos estimular o controle via rádio frequência e o uso de microcontroladores”, finalizou Boaratti.
Assista a uma reportagem da edição de 2010 do Torneio de Sumô de Robôs, no site da Agência de Fomento a Convênios de Aplicação Tecnológica (FoCAT).