Assinado documento que inicia as atividades do Espaço Exportador
12/05/2011 11h15 - última modificação 11/08/2011 12h03
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, assina o documento que marca o início das atividades do Espaço Exportador. Foto: Mônica Rodrigues
A Universidade Metodista de São Paulo assinou nessa quarta-feira, 11 de maio, a Ordem de Serviço da prefeitura de São Bernardo do Campo, que marcou o início das atividades de Assessoria Técnica especializada, para operar o Espaço Exportador do município.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, um dos objetivos da prefeitura é incrementar o volume de exportações. “Com essa parceria, damos um novo passo para ajudar as pequenas e médias empresas a superar as barreiras e prospectar seus mercados.”
O secretário comentou ainda que “o processo de industrialização do país foi voltado para o mercado interno e que, por isso, é recente a nossa cultura de exportação. As leis e as regras são mesmas para todas as empresas. O que nós faremos é ajudar esse grupo de empresários a exportar.”
A primeira atividade do Espaço Exportador será o seminário “Aprendendo a Exportar”, previsto para acontecer no próximo mês. Os atendimentos aos pequenos e médios empresários deverão ocorrer a partir de junho. “Primeiro nós faremos uma sondagem para saber o que a pessoa que nos procura já fez. Depois tem a parte de pesquisa, prospecção de mercado e preparo de documentação. Se necessário, também vamos assessorá-los com o idioma e com a troca de moeda”, explica o professor da Faculdade de Administração e Economia (FAE), Jeferson dos Santos, que atuará como representante técnico e será auxiliado por duas estagiárias.
A solenidade também contou com a presença do secretário de Relações Internacionais da prefeitura, Evandro de Lima, do gerente do Espaço Exportador, Rodrigo Ramos Sathler Rosa, do diretor da FAE, professor Luiz Silvério Silva, e do coordenador da Central de Agências em Gestão (CAGE), professor Douglas Murilo.