Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2011 / Julho / Abertura da Semana de Capacitação Docente discute graduação e autonomia universitária

Abertura da Semana de Capacitação Docente discute graduação e autonomia universitária

27/07/2011

27/07/2011 13h00 - última modificação 27/07/2011 14h00

Professor Germano Rigacci Jr, da PUC-Camp. Foto: Mônica Rodrigues

Nesta terça-feira, 26 de julho, professores da Universidade Metodista de São Paulo participaram da palestra de abertura da Semana de Capacitação Docente, cujas atividades ocorrem até sexta-feira.

Para o evento, foi convidado o pró-reitor de Graduação da PUC, de Campinas, professor Germano Rigacci Junior, que falou sobre “Graduação e autonomia universitária”.

Antes de entrar na questão central do assunto, Germano contextualizou o tema. Segundo ele, o que seria tratado ali partia de sua própria experiência como pró-reitor, bem como dos desafios enfrentados nos últimos anos, motivados pela abertura da legislação para a atuação de instituições com fins lucrativos.

O professor explicou que a discussão sobre autonomia universitária se originou no século XIX, em um momento em que era criada uma nova concepção de universidade, voltada para a produção científica, pesquisa e ensino. Posteriormente, a visão é de que ela deveria contribuir para o progresso da sociedade e dos governos. Nos dias atuais, há uma transição entre a autonomia e a heteronomia – as leis passam a exercer influência e definir interesses e relações -; a universidade é centrada na gestão administrativa e financeira; há uma cobrança por produtividade, que exige quantidade, em menor tempo e custo; além de um relacionamento com o mercado, que exige uma qualificação rápida.

Germano abordou ainda a importância do Projeto Pedagógico, o perfil do egresso e do ingressante e o desafio da graduação, de transformar a informação em conhecimento.

O professor finalizou destacando que “precisamos assumir o nosso compromisso ético-docente, focado na formação do aluno, pois aqui é onde está a nossa autonomia. Temos que reinventar a nossa prática docente, discutir o currículo e provocar os estudantes para a aprendizagem.”

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático