Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2011 / Fevereiro / Participe da edição de julho 2011 do Projeto Rondon

Participe da edição de julho 2011 do Projeto Rondon

21/02/2011

22/02/2011 17h10 - última modificação 11/03/2011 13h40

Os alunos da Universidade Metodista de São Paulo, interessados em participar da edição de julho do Projeto Rondon, podem fazer a inscrição até o dia 10 de março. A Metodista concorre como uma das instituições de Ensino Superior que estarão à frente da iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa.

O aluno do último ano de Psicologia, Leandro Praia, participou do projeto em julho de 2010 – Operação Rei do Baião e contou como se interessou pelo trabalho. “Durante a minha formação conheci alguns projetos de extensão universitária e, como sempre, escutei bons relatos sobre o assunto. Acabei tendo vontade de participar deste tipo de projeto, com isso, busquei na própria Universidade quais deles eu poderia me inscrever, foi quando eu conheci o Projeto Rondon, um projeto já conhecido há muito tempo que a Metodista estava participando, visto que nenhum profissional da minha área ainda não tinha aproveitado uma oportunidade de participar. Resolvi me inscrever”, explicou.

Segundo o responsável pela inserção da Metodista no projeto, professor Victor Bigoli, a Universidade participa de vários projetos de cunho social. O Projeto Rondon Nacional é um deles. “Participar do Projeto Rondon é uma experiência única e importante profissionalmente. Colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula antes mesmo da própria formação, traz confiança e alimenta o lado voluntariado”.

Quanto à proposta que deve ser enviada como forma de inscrição, Leandro conta que produziu o seu material focando “em um resgate da identidade dos moradores da cidade de Parnamirim, Pernambuco. Buscar informações da história da cidade, entrevistas com os moradores mais antigos e, com isso, tentar mostrar qual o ‘perfil’ dos habitantes que muitas vezes já poderia estar esquecido com o decorrer do tempo. Porém, você tem poucas informações, não tem condições de saber qual é a real necessidade daquela comunidade. Tentamos entrar em contato com alguns representantes legais de Parnamirim, para solicitar algum relatório, para que nossas propostas fossem mais adequadas, mas percebemos que a dificuldade já existia nessa comunicação inicial. Logo saímos daqui com poucas informações sobre a necessidade da cidade”.

Para o estudante de Psicologia, ter participado do projeto mudou a concepção e a forma de ver a realidade. “Realmente é uma lição de vida e cidadania para mim, sai daqui como uma pessoa e voltei de lá totalmente diferente. Uma realidade do sertão da caatinga que eu nunca tive a oportunidade de conhecer, sabia que existia nos livros, mas na prática é bem diferente. Hoje posso dizer que o Rondon fez parte da minha formação e recomendo a todos aqueles que tiverem a oportunidade de participar. Saí daqui achando que ia ensinar, mas na verdade, eu aprendi e muito com essa experiência maravilhosa.” 

Os estudantes interessados podem escolher uma das quatro operações (Peixe-boi, Oiapoque, Tuiuiú e Arara Azul) que a Universidade está disputando, preencher o formulário como voluntário para a função de Integrante Universitário do Projeto Rondon - Julho 2011 e enviar para o e-mail projetorondon@metodista.br, com o assunto “Subproposta para Projeto Rondon em Julho de 2011”.

Clique aqui e conheça mais sobre o Projeto Rondon.
Confira o edital do Projeto.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático