Voluntariado no mercado de trabalho
20/12/2011 10h40 - última modificação 05/01/2012 13h50
A Universidade Metodista de São Paulo incentiva em todos os cursos os alunos a fazerem trabalhos voluntários como Projeto Rondon, Jornal da Saúde Mental, Atendimento à Comunidade, pois além do estudante sair com o conhecimento de vida por ter contato com distintas realidades, o trabalho pode ser colocado como diferencial para a carreira.
Porém, o aluno está concorrendo a uma vaga de emprego ou estágio, surgem perguntas de como trabalho voluntário pode ajudar no currículo, como as empresas vão avaliá-lo por isso e como o trabalho voluntário é visto no mercado.
“Fazer trabalho voluntário, assim como muitas outras experiências extracurriculares são muito bem vistas em processos seletivos. Em processos de estágio e/ou trainee não avaliamos experiências profissionais e, por isso, podemos avaliar se o candidato possui certa competência avaliando estas vivências que podem ser qualquer atividade acadêmica, pessoal, cursos extras ou o trabalho voluntário”, afirmou a gerente da empresa Cia de Talentos Fernanda Montero.
Para as empresas fazer trabalho voluntário chama a atenção por mostrar que o candidato se interessou por algo além do seu dia-a-dia. “Para a empresa demonstra que o candidato foi atrás de novas experiências que pudessem agregar a ele e à sociedade”, explicou Fernanda. Com o mesmo pensamento, o coordenador do curso de Gestão de RH da Universidade Luciano Venelli afirma que dependendo do trabalho realizado, o aluno agrega competências sobretudo de organização e gestão.
Mas dica os estudantes não devem confundir trabalho voluntario com estágio voluntario. “O trabalho voluntário não necessariamente tem alguma relação com a área de estudo do candidato. Ele pode estar cursando Engenharia, por exemplo, e ser voluntário em hospitais trabalhando com crianças. O estágio voluntário significa que o candidato aplicará seus conhecimentos de estudo/acadêmicos em uma atuação na qual ele não receberá um valor de bolsa auxílio e que poderá agregar à sociedade e ao próprio desenvolvimento acadêmico”, disse a gerente.
Ana Carolina Cassinelli