FAGES reúne educadores para discutir economia solidária
16/08/2011 17h10 - última modificação 17/08/2011 09h29
A Faculdade de Gestão e Serviço (FAGES) da Universidade Metodista de São Paulo, por meio do Projeto de Extensão “Redes de Gestão e Serviços para uma Comunidade Solidária”, promoveu, na tarde desta segunda-feira (15), o curso de formação “Economia Solidária, Finanças Solidárias e Desenvolvimento Local”.
O evento, que foi realizado no Campus Vergueiro, tinha por objetivo mostrar como é feita a implantação de um banco comunitário no bairro do Montanhão, onde é implantado o projeto. “O nosso intuito não é levar nada pronto. O importante é mostrar para a comunidade como fazer para o projeto se adequar a ela”, afirmou o professor de Gestão Financeira, Vitor Gustavo da Silva.
Segundo a professora de Processos Gerenciais, Luciane Duarte da Silva, o trabalho foi desenvolvido focando os empreendedores locais, para que trabalhassem em redes e não um sendo concorrente do outro.
“O importante para o desenvolvimento deste projeto é ouvir o que a comunidade tem a dizer sobre as necessidades do local”, afirmou o professor e coordenador do evento, Marco Aurélio Bernardes.
A implantação do banco é a finalização do projeto, que já tem dois anos de duração. “O banco significa a marca final do projeto, quando a presença da Metodista deixa o espaço e dá início então à independência da comunidade”, explicou a professora de Marketing, Silvia Maria Santiago Moretti.
Como parte do projeto, a FAGES desenvolveu o Indicador de Ocupação e Renda da comunidade do Montanhão, medindo desde o início para implantação do projeto até o momento final. O indicador será divulgado no final do ano.