Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Setembro / Debate na Metodista reuniu candidatos à Câmara Federal pela Região

Debate na Metodista reuniu candidatos à Câmara Federal pela Região

22/09/2010

22/09/2010 20h40 - última modificação 11/04/2011 18h26

Candidatos do Grande ABC debatem diante de estudantes e jornalistas. Foto: Mônica Rodrigues

A Universidade Metodista de São Paulo promoveu nesta quarta-feira, 22 de setembro, o debate com os candidatos à Câmara Federal pela região do ABC indicados por seus partidos ou coligações. Participaram do evento os candidatos Marcelo Chehade (PSDB/DEM/PPS), Maurício Soares Junior (PDT), Ricardo Alvarez (PSOL), Vanderlei Jueli (PMDB), Vera Motta (PV) e Vicente da Silva, o Vicentinho (PT/PCdoB/PR/PRB).

A iniciativa ocorreu diante de uma platéia formada por estudantes e jornalistas, no Salão Nobre da Instituição, e teve por objetivo dar visibilidade às propostas, oferecer espaço para a reflexão e incentivar a participação política dos estudantes e comunidade.

O Grande ABC possui 1,8 milhão de eleitores representados, atualmente, por apenas um deputado federal. Segundo os candidatos, uma das razões desta representação reduzida é o fato da população da região votar em candidatos de outras localidades.

“Abrir a perspectiva de trazer os candidatos das sete cidades para que as pessoas os conheçam é uma iniciativa que deve ser repetida em outros processos eleitorais, porque é a única forma de separar o ‘joio do trigo’, sobretudo as mídias que fazem a cobertura, levar adiante a informação das pessoas que participaram do debate e seu recado do ponto de vista de proposta política”, disse o professor da Metodista e coordenador da Agência Folha, Júlio Veríssimo, que foi o mediador do debate.

O jornalista da Rádio ABC, Leandro Amaral, considerou importante o comentário dos candidatos em relação ao voto regional. “Você vota em postulantes que defendem as bandeiras da região e que você tem a oportunidade de cobrar depois. Não adianta escolher um candidato que você não tem contato e nunca poderá acompanhar e fiscalizar seu mandato. Então é importantíssimo fazer debates com representantes que estão no dia a dia da comunidade”.

O encontro com candidatos à Câmara Federal é uma circunstância rara no cenário político do País. “Geralmente, em época de eleição, se prioriza muito os cargos majoritários, governador e presidente da república, e as pessoas esquecem que o Legislativo tem uma importância ainda maior, porque é o órgão fiscalizador do próprio Executivo”, afirmou o professor Júlio.

Ao final do debate, o reitor da Metodista, professor Marcio de Moraes, afirmou que aceita o desafio sugerido em diversos momentos pelos candidatos, de promover mais iniciativas que promovam a avaliação dos representantes, após as eleições. O professor Marcio também declarou que a Instituição “é um espaço para debate político, não apenas neste encontro, mas também nas aulas e em outros eventos”.

Confira as fotos do debate.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático