Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Outubro / Torneio de Sumô de Robôs movimenta alunos de Tecnologia

Torneio de Sumô de Robôs movimenta alunos de Tecnologia

19/10/2010

19/10/2010 11h42 - última modificação 19/10/2010 11h58

Alunos da FACET expõem protótipos de robôs. Foto: Mônica Rodrigues

A Universidade Metodista de São Paulo promove, por meio da Faculdade de Exatas e Tecnologia (FACET), no dia 27 de outubro, o 1º Torneio de Sumô de Robôs. Os embates ocorrerão no Auditório do Edifício Iota (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo – SP), às 19h30, e serão abertos ao público. O objetivo da competição é incentivar a integração dos alunos e a execução prática de conceitos teóricos adquiridos durante o curso.

Neste primeiro evento, os competidores serão apenas alunos da FACET. “Já vínhamos pensando neste campeonato há mais de um ano. Vamos fazer a competição criar força interna e depois, pensamos em convidar as instituições vizinhas”, explica o coordenador do curso de Automação Industrial, professor Mario Boaratti.

As regras das lutas são semelhantes há um torneio de sumô real. Em uma arena circular de 200 centímetros de diâmetro, o robô lutador deverá empurrar o oponente para fora da arena ou imobilizá-lo por dez segundos.

Para atingir os objetivos, as equipes estão construindo seus lutadores com sucatas de motores elétricos, placas metálicas, rodas, baterias e outros acessórios. Os competidores serão dirigidos por cabos e chaves em painéis portáteis. “Nas próximas edições pretendemos estimular o controle via rádio frequência e o uso de microcontroladores”, finalizou Boaratti.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático