Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Outubro / Rudge Ramos Jornal comemora 30 anos de história

Rudge Ramos Jornal comemora 30 anos de história

29/10/2010

03/11/2010 10h00 - última modificação 11/04/2011 15h23

Personalidades da região e profissionais que participaram da trajetória prestaram homenagem à publicação

A cerimônia de aniversário dos 30 anos do Rudge Ramos Jornal ocorreu na sexta-feira, 29 de outubro, no Salão Nobre da Metodista. O evento foi aberto ao público e homenageou ex-alunos, professores e representantes da Instituição e de São Bernardo.

O Coral Italo-brasileiro, sob a regência do maestro Reinaldo Sanches, participou das homenagens e cantou clássicos da música brasileira, como “Carinhoso”, de Pixinguinha. Sanches, leitor do RRJ, comentou a importância do jornal na comunidade. “Quando o jornal não chega em minha casa, sinto muita falta. Por isso é muito marcante tocar em um evento como esse.”

A FAC (Faculdade de Comunicação) da Metodista  entregou placas de homenagem aos responsáveis pela publicação e aos profissionais que fizeram parte da história do RRJ. “Não é um jornal da Metodista, é um jornal da cidade. A história dele é bonita pela participação dos alunos, e se mantém intacta, com o mesmo objetivo nestes 30 anos”, disse o reitor da Universidade, professor Marcio de Moraes.

Para o diretor da FAC, prof. Paulo Rogério Tarsitano, o RRJ foi uma etapa do aprendizado de muitos profissionais que hoje estão no mercado, nos mais diferentes meios de comunicação.  “Vários profissionais que estão na mídia hoje foram formado aqui na Metodista.”

A professora Katy Nassar, que editou o RRJ de 1987 a 2000 considera um marco para o jornal completar 30 anos de existência. “Ter sobrevivido todo esse tempo já é uma vitória. A gente sabe das dificuldades que as universidades estão passando e como é difícil manter um jornal”.

Ex-alunos e estagiários também comentaram a importância de passar pela Redação do RRJ. “Foi minha primeira experiência profissional. Onde tirei minhas primeiras fotos. Acabei seguindo na carreira como fotógrafa”, disse Marina Azevedo, que se formou em 1991.


Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, prof. Rodolfo Martino, há uma renovação a cada edição do jornal. “O RRJ é um herdeiro da tradição e compromisso que se renovam constantemente. É uma iniciativa que também desperta o lado comunitário dos alunos.”

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, também participou do evento e destacou a preparação dos profissionais. “Muitas vezes, as comunicações carecem de jornalistas com comportamento ético apurado e creio que o RRJ cumpre um papel importante neste aspecto.”

A cerimônia foi encerrada com a apresentação da Orquestra Filarmônica Jovem de São Bernardo. O grupo tocou obras da música erudita, a trilha sonora do filme “Piratas do Caribe” e “My Way”, do cantor norte-americano Frank Sinatra.

“Fiquei muito grato pela atenção dada pelo jornal, divulgando a orquestra, formando um público que aprecia nosso trabalho e toda a equipe. Os alunos  fazem isso com muito profissionalismo”, afirmou o maestro Daniel César Martins.

Em colaboração com a Redação Multimídia

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X