FAHUD realiza oficinas com professores da rede pública e participa de congresso internacional
26/10/2010 13h06
A Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD) da Universidade Metodista de São Paulo promove, nos meses de outubro e novembro, capacitação para os professores de Língua Portuguesa e Inglesa da rede pública, nas horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs).
Na ocasião, haverá palestras e oficinas para os docentes que estimularão repensar a forma de ensino por meio de atividades práticas para a sala de aula. Os resultados serão apresentados ao grupo na semana seguinte em mais um encontro reflexivo. Os encontros tem momentos de discussão e reflexão trazendo questões do atual sistema educacional, de nossa sociedade, as representações do que é ensinar e aprender nos dias de hoje. Os recursos tecnológicos, a visão não fragmentada e não linear do conhecimento e as possibilidades de projetos para enriquecer a sala de aula. De acordo com a coordenadora do curso de Letras da Metodista, professora Cátia Pitombeira, “O contato com a realidade dos professores direcionam e orientam meu olhar para a elaboração do projeto político pedagógico do curso, além de guiar a minha prática em sala de aula, aproveito muito desses encontros e aplico aos alunos e professore. Aproximação com a realidade nos fornece respaldo para uma prática contextualizada de modo que possamos preparar nossos alunos para o mercado de trabalho dos dias de hoje”, comenta. CLAFPL - A FAHUD também vai participar nos dias 04,05 e 06 de novembro, o 3º Congresso latino Americano de Formação de Professores de Língua (CLAFPL), na Universidade de Taubaté (UNITAU), na cidade de Taubaté. O tema do encontro é “Tendências e Desafios na Formação de Professores de Línguas no século 21”. O evento conta com palestras, conferências, mesas redondas, simpósios com nomes representativos da área de formação de professores do Brasil e exterior. Os professores Marcelo Furlin e Cátia Pitombeira irão apresentar o trabalho com o tema “Modalidade em diálogo: Ensino presencial e a distância à luz da abordagem Hermenêutico-Fenomenológica”, que foi orientado pela profa. Maximina Maria Freire, da PUC-SP Mais informações podem ser obtidas pelo email clafpl@unitau.br