Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Outubro / Estudantes da Universidade de Washington participam de intercâmbio sobre cultura brasileira

Estudantes da Universidade de Washington participam de intercâmbio sobre cultura brasileira

18/10/2010

18/10/2010 18h21 - última modificação 20/10/2010 17h33

Estudantes da Universidade de Washington farão intercâmbio na Metodista. Crédito: Mônica Rodrigues

Os estudantes da Universidade de Washington chegaram hoje, 18 de outubro, à Universidade Metodista de São Paulo para um intercâmbio sobre  cultura brasileira e aprendizado do idioma do País. A ação é desenvolvida pela Faculdade de Humanidades e Direito, por meio do Centro de Línguas, e pela Assessoria de Relações Internacionais. O grupo permanecerá no Brasil até o dia 05 de novembro.


Os participantes do intercâmbio, Amanda Pugh, Angelina Gradskaya, Jaime Espinoza, Jasmyne Walton, Lucas Anderson, Matthew Franco, Melinda Morris, Nicolette Lock, Ryan McNamee, Selma Collins, Sydney Simon e Tom Pepe terão aulas intensivas de Língua Portuguesa, visitarão projetos sociais promovidos pela Metodista, participarão de palestras e cursos sobre Direitos Humanos e sobre a Amazônia e farão passeios turísticos, além de interagirem com a comunidade acadêmica local.


“Esta é a primeira vez que uma instituição de ensino superior privada vislumbra um intercâmbio além da língua local e cultura. Nós embutimos na programação cursos e turismos que propiciarão um ensino aprofundado do âmbito social, político e da realidade brasileira”, explica a coordenadora do curso de Letras, professora Cátia Veneziano Pitombeira.


O estudante Matthew Franco, que cursa o mestrado em Comunicação na área de Mídias Digitais, em Washington, afirmou que já estudou parte da cultura e história do Brasil no Ensino Básico e Superior de seu país de origem. “Desejo aprender a Língua Portuguesa e conhecer de perto a cultura brasileira e absorver o máximo possível da experiência, para poder utilizar em meus trabalhos”, disse Matthew.


A estudante de Psicologia Social com ênfase em Direitos Humanos, Jasmyne Walton, disse que “além de conhecer melhor o Brasil, quero encontrar pessoas que possam me ajudar a fazer o projeto de minha área de estudo, que trata de tráfico de pessoas”.
O grupo veio acompanhado pela professora de Artes e Ciências Interdisciplinares e diretora do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Washington, Margaret Griesse. “O Brasil é um país emergente e muito importante entre as Américas, mas permanece incógnito nos Estados Unidos. Isso pode ser problemático para o nosso próprio país (EUA). Então acho importante ter programas para introduzir as pessoas ao Brasil para que isso tenha um efeito multiplicador na comunidade acadêmica norte-americana”, afirmou Margaret.


Ao final do intercâmbio, os estudantes produzirão um documentário com base em todo o conteúdo absorvido, dando enfoque à temática “Direitos Humanos”.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático