Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Novembro / Cartilha e vídeo foram lançados na ESMP

Cartilha e vídeo foram lançados na ESMP

16/11/10

16/11/2010 13h50 - última modificação 17/11/2010 19h47

Pró reitora, professora Vera Stivaletti, representou a Metodista

Na última sexta-feira, 12 de novembro, no auditório da Escola Superior do Ministério Público lotado, a Universidade Metodista de São Paulo, por meio da Cátedra Gestão de Cidades, em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo e o Ministério Público, lançou o livro e o vídeo “Uma nova aquarela: desenhando políticas públicas integradas para o enfrentamento da violência escolar em São Bernardo do Campo”. 

O evento contou com a presença de autoridades de São Bernardo do Campo e de São Paulo. Pela Metodista compareceram, a professora Vera Stivaletti, que representou o reitor, prof. Marcio de Moraes, o ex-vice reitor e atual reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, prof. Clovis Pinto de Castro, o coordenador da Cátedra, prof. Luiz Roberto Alves, e além dos docentes Dagmar Pinto de Castro, Cristiane Gandolfi e Roberto Joaquim de Oliveira.

O professor Roberto Joaquim de Oliveira apresentou o vídeo, enquanto o professor Luis Roberto Alves ficou com a responsabilidade pela cartilha. “Esse trabalho foi uma convergência da cultura de paz e cidadania. A Cátedra Gestão de Cidades fica feliz, pois, com sua representação  nesse trabalho, apresenta alguns de seus frutos e organiza forças para as próximas etapas”, analisa o prof. Luiz Roberto.

A professora Dagmar Pinto de Castro contou como foi o contexto do processo. Hoje pela manhã ela concedeu uma entrevista sobre este a iniciativa ao jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo. A professora Cristiane Gandolfi trouxe a discussão sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. “Foram aproximadamente 70 reuniões, onde produzimos este material que tem a leveza da cidadania”.

O livro e o vídeo são resultado dos trabalhos desenvolvidos no projeto “Parceria na Construção de uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar”, desde 2007, e tem por objetivo promover o debate sobre a diminuição dos casos de violência nas escolas. Os materiais serão distribuídos nas escolas públicas de São Bernardo, em 2011.

A produção do vídeo foi realizada pela Agência Integrada de Comunicação (AGICOM), em parceria com os estúdios de Rádio e TV da Metodista. O roteiro e a direção é do professor da Faculdade de Comunicação (FAC), Marcelo Moreira. A cartilha teve organização dos professores Roberto Joaquim de Oliveira, Cristiane Gandolfi e Dagmar Silva Pinto de Castro, ilustrações do design do Núcleo Multimídia da AGICOM, Demétrius Daffara e capa do  professor da FAC, Mário Dimov Mastrotti. “O vídeo é uma síntese da publicação escrita. O público alvo são os professores da rede pública de ensino. Além dos depoimentos, ele contém grafismos e dramatizações que representam o ambiente escolar”, explica o coordenador da AGICOM, prof. Marcio Kowalski. 

Também são parceiros do Projeto a Escola da Defensoria Pública do Estado, Diretoria Regional de Ensino dos Municípios de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria da Segurança Pública: Polícia Civil do Estado de São Paulo, Polícia Militar, Fundação Criança, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de São Bernardo do Campo e Qualicorp – Soluções de Saúde.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático