Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Novembro / Aberto o Seminário Educação e Cultura Popular

Aberto o Seminário Educação e Cultura Popular

19/11/2010

19/11/2010 19h34

Professor Carlos Rodrigues Brandão abriu o Seminário Educação e Cultura Popular. Foto: Thiago Benedetti

O Seminário “Educação e Cultura Popular: quebrando as amarras da exclusão social”, promovido pela Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD) da Universidade Metodista de São Paulo, por meio da Brinquedoteca do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação, ocorre hoje, 19 de novembro, e teve sua abertura às 9h30 no auditório do Campus Vergueiro.

O evento contou com a participação do educador, livre-docente e autor de livros nas áreas de Antropologia Social, Educação e Literatura, professor Carlos Rodrigues Brandão, que foi o palestrante da cerimônia, além da apresentação artística do poeta e cordelista, Evânio Teles.

“É uma tristeza muitas vezes vermos a canção e a cultura popular serem banidas da vida das crianças e serem trocadas por algo muito instrumental em que elas estudam por toda a vida e resumem em provas e em um ENEM de dois dias”, disse o professor Carlos Brandão.

Segundo o coordenador do programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição, professor Elydio dos Santos Neto, que conduziu a abertura, o Seminário é uma oportunidade para a reflexão sobre maneiras possíveis para quebrar amarras de exclusão social e favorecer o movimento emancipatório de excluídos em uma época de descrenças quanto às possibilidades de transformação social e de ressignificação das experiências de educação e cultura popular. “Entendemos que os pedagogos precisam desenvolver uma sensibilidade sobre a cultura popular, além daquilo que já estudam, para construirmos um País com, pelo menos, uma capacidade maior de amar”.

A programação do Seminário “Educação e Cultura Popular: quebrando as amarras da exclusão social” continuará a partir das 19h30, no Campus Vergueiro, por meio de um sarau com intervenções culturais que marcam as mais diversas manifestações da cultura popular, como, literatura de cordel, música, capoeira, contação de histórias, hip hop, entre outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático