Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Junho / Docente pesquisa romancista português em Doutorado

Docente pesquisa romancista português em Doutorado

27/06/2010

27/06/2010 13h53

José Cardoso Pires, escritor português, foi tema na defesa de doutorado do prof. de Letras da Universidade Metodista de São Paulo, Marcelo Furlin, orientado pela profa. Marlise Vaz  Bridi,a primeira pesquisadora a produzir um trabalho acadêmico sobre o autor no Brasil. O tese foi fruto de múltiplas leituras da obra “O Anjo Ancorado”, obra inaugural do romancista português José Cardoso Pires, cuja escrita de cunho metafórico desvela a óptica de um autor muito além dos pressupostos convencionais do Neooreealismo.

Segundo o professor Marcelo, sua pesquisa buscou um José Cardoso Pires que apresenta traços sugestivos de um autor influenciado pelas linhas de conto e que revela a sua própria gênese da escritura, estabelecendo um percurso de interpretação á luz da estrutura interna do romance. Desta forma coube ao docente buscar em seguida uma leitura de associação com os primeiros escritos do autor, o conto, levando-se em consideração o livre diálogo entre gêneros.

“A pesquisa realizada revela que o autor utiliza e aprimora suas técnicas de contista em seu primeiro romance. Assim, a gênese do autor romancista está no autor contista. Isso revela que os gêneros textuais estão sempre em diálogo”, comenta o professor Marcelo.


Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático