José Peiró recebe título Honoris Causa
06/07/2010 17h36 - última modificação 06/07/2010 17h39
O reitor da Metodista (E), prof. Marcio de Moraes, entrega título ao homenageado, prof José Peiró. Crédito: Mônica Rodrigues
Em sessão solene no dia 06 de julho, dentro do 4º Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional (CBPOT), a Universidade Metodista de São Paulo outorgou ao professor espanhol José Maria Peiró o título de Doutor Honoris Causa*. Apenas duas outras personalidades receberam a homenagem pela Instituição: em 2005, o teólogo argentino José Míguez Bonino e em 2008 o teólogo alemão Jürgen Moltmann.
Durante a cerimônia de outorga, o reitor da Metodista, professor Marcio de Moraes, ressaltou a importância das pesquisas desenvolvidas pelo docente espanhol. “Este é o momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido há tantos anos de uma colega de academia, que ressalta como as crescentes mudanças no mundo vêm afetando as pessoas. A partir desta data, o professor passa a fazer parte do quadro docente da nossa Instituição”.
O professor Peiró, que abriu oficialmente o Congresso na noite anterior, dia 05, com a conferência “Novas tendências na pesquisa sobre estresse no trabalho e suas implicações para is riscos psicossociais nas organizações, também falou sobre como estava feliz por receber tamanha honraria e o trabalho realizado nos últimos anos. “É importante refletir sobre as mudanças no mundo do trabalho e nas relações. O psicólogo do trabalho das próximas décadas tem que desenvolver habilidades para interagir em um mundo globalizado”, completou
Sobre José Maria Peiró:
Há mais de três décadas, o professor doutor José Maria Peiró, catedrático em Psicologia Social na Universidade de Valência, na Espanha, contribui para as pesquisas em Saúde Ocupacional, em especial, no estudo sobre o estresse. Criado por ele, há mais de 25 anos, o Centro de Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade de Valência congrega atualmente mais de 30 professores, pesquisadores e técnicos de pesquisa e 12 alunos bolsistas de doutorado. Há um ano, Peiró foi nomeado diretor da do Instituto de Pesquisa em Desenvolvimento Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho (IDOCAL), na cidade de Valência. Recentemente, foi eleito presidente da Associação Internacional de Psicologia Aplicada, sendo o primeiro presidente espanhol e ibero-americano que assume a representação máxima dos psicólogos que se dedicam ao campo da aplicação.
*Honoris Causa é um título da mais alta distinção que uma universidade concede às pessoas de relevância e é atribuído pela contribução do seu saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.