Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Julho / José Peiró recebe título Honoris Causa

José Peiró recebe título Honoris Causa

06/07/2010

06/07/2010 17h36 - última modificação 06/07/2010 17h39

O reitor da Metodista (E), prof. Marcio de Moraes, entrega título ao homenageado, prof José Peiró. Crédito: Mônica Rodrigues

Em sessão solene no dia 06 de julho, dentro do 4º Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional (CBPOT), a Universidade Metodista de São Paulo outorgou ao professor espanhol José Maria Peiró o título de Doutor Honoris Causa*. Apenas duas outras personalidades receberam a homenagem pela Instituição: em 2005, o teólogo argentino José Míguez Bonino e em 2008 o teólogo alemão Jürgen Moltmann. 

Durante a cerimônia de outorga, o reitor da Metodista, professor Marcio de Moraes, ressaltou a importância das pesquisas desenvolvidas pelo docente espanhol. “Este é o momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido há tantos anos de uma colega de academia, que ressalta como as crescentes mudanças no mundo vêm afetando as pessoas. A partir desta data, o professor passa a fazer parte do quadro docente da nossa Instituição”. 

O professor Peiró, que abriu oficialmente o Congresso na noite anterior, dia 05, com a conferência “Novas tendências na pesquisa sobre estresse no trabalho e suas implicações para is riscos psicossociais nas organizações, também falou sobre como estava feliz por receber tamanha honraria e o trabalho realizado nos últimos anos. “É importante refletir sobre as mudanças no mundo do trabalho e nas relações. O psicólogo do trabalho das próximas décadas tem que desenvolver habilidades para interagir em um mundo globalizado”, completou

Sobre José Maria Peiró:

Há mais de três décadas, o professor doutor José Maria Peiró, catedrático em Psicologia Social na Universidade de Valência, na Espanha, contribui para as pesquisas em Saúde Ocupacional, em especial, no estudo sobre o estresse.  Criado por ele, há mais de 25 anos, o Centro de Pesquisa em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade de Valência congrega atualmente mais de 30 professores, pesquisadores e técnicos de pesquisa e 12 alunos bolsistas de doutorado. Há um ano, Peiró foi nomeado diretor da do Instituto de Pesquisa em Desenvolvimento Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho (IDOCAL), na cidade de Valência. Recentemente, foi eleito presidente da Associação Internacional de Psicologia Aplicada, sendo o primeiro presidente espanhol e ibero-americano que assume a representação máxima dos psicólogos que se dedicam ao campo da aplicação.

*Honoris Causa é um título da mais alta distinção que uma universidade concede às pessoas de relevância e é atribuído  pela contribução do seu saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X