Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Dezembro / Docente participa de um debate sobre Estado, Direito das Mulheres e Religião

Docente participa de um debate sobre Estado, Direito das Mulheres e Religião

10/12/2010

10/12/2010 17h15 - última modificação 10/12/2010 17h15

A pesquisadora responsável pelo Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo, professora Roseli Fichmann, participará de mesa redonda na próxima terça-feira, 14 de dezembro, às 17h30, no centro de Santo André. O debate será promovido pelo Grupo de Trabalho Gênero do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A mesa vai debater alguns temas atuais como a autonomia das mulheres, a garantia dos direitos e das políticas públicas específicas, considerando as ações das religiões, quando incidem sobre estes direitos. A questão do Estado laico (aquele que não possui uma religião oficial, impedindo, por meio de leis e ações preconceitos e discriminações religiosas) também será discutida, tais perguntas como qual deve ser o papel do Estado quando o mesmo não pode interferir na liberdade e na autonomia das pessoas.

“Historicamente houve e há religiões que discriminam as mulheres, como se não fossem dignas de ter seus direitos garantidos. Há aspectos doutrinários de diferentes religiões ou denominações religiosas que, por vezes, estabelecem limites rígidos às liberdades garantidas pelo direito, no âmbito do Estado, para homens e em particular para mulheres”, afirma a profa. Roseli.

Segundo a docente, as expectativas são positivas, de um evento interessante, intenso e qualificado na temática. “É uma oportunidade para compartilhar resultados de pesquisas desenvolvidas na Metodista com as companheiras que compõem o Grupo de Trabalho Gênero, dialogando e também escutando sobre suas práticas, questões e desafios que enfrentam”. A representante da ONG “Católicas pelo Direito de Decidir”, Yury Puello Orozco, também estará presente na mesa.

Roseli acredita que o avanço da democracia brasileira seria tratar o tema de forma esclarecida, madura e conseqüente. “Trazer à discussão ao âmbito do GT (Grupo de Trabalho) indica o quanto nossa região está corretamente preocupada com as ameaças que ultimamente têm rondado o Estado laico”.

Serviço:
Estado, Direito das Mulheres e Religião
Data: 14 de dezembro de 2010 (terça-feira)
Hora: 17h30 às 21h
Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC/ Av. Ramiro Colleoni, 5 – Centro – Santo André.
O debate será aberto ao público.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático