Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2010 / Agosto / Semana de Direitos Humanos tem participação do presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru

Semana de Direitos Humanos tem participação do presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru

19/08/2010

19/08/2010 22h01

O presidente palestrou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão. Crédito: RR Online

O quarto dia da 1ª Semana de Educação em Direitos Humanos, evento realizado pela Universidade Metodista de São Paulo, teve nesta quinta-feira, 19 de agosto, a presença do presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru, Salomón Lerner, que palestrou sobre os trabalhos realizados pela entidade.

A Comissão da Verdade, segundo Lerner, é um órgão de caráter estatal ou até mesmo internacional, que atua independente de governos, interesses e eixos de violência. “É um espelho perante a sociedade que reflete coisas nada agradáveis, como violação e crimes contra os Direitos Humanos e que aponta as falhas históricas e as responsabilidades para remediá-las”, disse Lerner, que também é professor da PUC no Peru.

De acordo com o docente, os países da América Latina ainda estão muito atrasados no que se refere aos Direitos Humanos “Os países latino-americanos tem desconhecimento e, portanto, consequente violação desses direitos. Os sintomas desse desconhecimento é a existência de grandes massas de pobres e excluídos”, explicou o presidente da Comissão.

A estrutura da escola e da universidade tem papel fundamental na construção do ser-humano, explicou Lerner. “É importante que haja um espaço de liberdade de pensamento, tolerância, onde haja oportunidade para todos. Esse é o melhor exemplo e maneira de se contribuir para a formação de uma sociedade melhor”, concluiu.

Em colaboração Natália Alves, da Redação Multimídia

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático