Estudante premiada em concurso da CNN
13/08/2010 18h05 - última modificação 11/04/2011 15h29
A estudante Carolina Ianelli e os professores Rodolfo Martino e Heidy Vargas, na premiação do concurso jornalismo universitário CNN. Foto: Arquivo pessoal
A aluna do 8º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, Carolina Ianelli, ficou em terceiro lugar no Concurso Universitário de Jornalismo CNN. A estudante representou o estado de São Paulo com a matéria “Ex-menino de rua desenvolve projeto social em São Bernardo”.
“O momento mais emocionante para mim, antes mesmo do anúncio das colocações, foi durante a exibição da minha matéria. Ver toda aquela gente de ‘alto gabarito’ da CNN, da imprensa em geral, da minha universidade e a minha mãe assistirem ao meu trabalho foi uma emoção indescritível. Ali, tudo parecia fazer sentido e ter valido a pena”, contou Carolina.
A partir do tema “Minha Cidade, Minha Vida, Uma Atitude”, a estudante produziu um vídeo que conta a história real de um personagem de São Bernardo, Leonardo Duarte, um ex-menino de rua, que aprendeu a ler e escrever sozinho. Leonardo ganhou notoriedade na mídia com fotos, produzidas por ele e apoiado por um fotógrafo profissional. Atualmente, ele desenvolve um projeto social na cidade oferecendo o mesmo apoio que lhe foi dado.
Os vídeos finalistas foram avaliados por uma comissão julgadora composta pelos jornalistas Ana Paula Padrão, da Rede Record; Eliane Brum, escritora e documentarista, e Maurício Kubrusly, da Rede Globo. “Já percebo o efeito dessa realização no meu local de trabalho. Muitos deixaram de olhar para mim apenas como 'mais uma estagiária' e passaram a se interessar pela minha história, pelas minhas experiências profissionais e pelos meus objetivos”, disse.
Carolina foi estagiária na Agência de Telejornalismo da Metodista em 2009 e teve a orientação da professora Heidy Vargas, que a indicou para o concurso. “O meu grande sonho é me tornar repórter de TV, não para aparecer na televisão. Quero testemunhar a história do mundo e passá-la ao telespectador da forma mais autêntica possível e, assim, crescer pessoal e profissionalmente”, finalizou.
Assista as três matérias vencedoras do concurso.