Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Setembro / Metodista assina convênio com Portal Universia para utilização do sistema OpenCourseWare

Metodista assina convênio com Portal Universia para utilização do sistema OpenCourseWare

17/09/09

17/09/2009 13h54 - última modificação 18/09/2009 18h57

Crédito: Thiago Benedetti

Foi assinado na última terça-feira, dia 15 de setembro, o acordo entre a Universidade Metodista de São Paulo e o Portal Universia (http://www.universia.com.br/). A solenidade contou com a presença de profissionais do Portal e da Metodista e marcou a entrada da Universidade para o grupo de instituições que integram o OpenCourseWare Consortium: um espaço virtual que reúne materiais de docentes do ensino superior utilizados no processo de ensino aprendizagem.

Serão disponibilizados no Consórcio materiais de diversos cursos da Metodista, iniciando pelas áreas de Saúde e Humanas, como teleaulas, planos de ensino, aulas magnas, slides, textos e modelos de exercícios, entre outros tipos de arquivo, tanto de cursos EAD como presenciais. Posteriormente, os materiais também serão traduzidos para o inglês e espanhol, o que facilitará ainda mais a troca desses arquivos.

Mais de 100 instituições de ensino superior e organizações associadas de todo o mundo já fazem parte do Programa e podem se beneficiar dessa troca de materiais gratuitamente. Na América Latina, as três primeiras instituições a assinarem o consórcio foram Unicamp, UFSC e UFAL, mas a Metodista será a primeira a disponibilizar materiais efetivamente.

Ricardo Fasti, diretor-geral do Universia, reforçou a importância do pioneirismo da Metodista: “O exemplo que a Metodista oferece deve ser reconhecido. Fico muito feliz por termos encontrado um parceiro como a Metodista, com coragem e determinação, que já colocou os materiais no ar num curto prazo. Agora a parceria começa a se concretizar efetivamente”.

Para o reitor da Metodista, prof. Marcio de Moraes, trabalhar com o OpenCourseWare foi uma experiência muito gratificante. “Esta parceria com o Universia é muito importante e pode ser ampliada. A visibilidade de nossos materiais aumentou bastante e ainda temos muito trabalho por fazer”. Outro aspecto levantado pelo reitor foi a questão tecnológica: “a Metodista está preparada para este tempo de novas tecnologias, que demanda investimento em modernos recursos educacionais”.

O trabalho envolveu a Pró-Reitoria de Educação a Distância, a Diretoria de Tecnologia e Informação e a Diretoria de Comunicação e Marketing da Metodista.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático