Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Setembro / Congresso de Ciências do Esporte debate sobre interdisciplinaridade

Congresso de Ciências do Esporte debate sobre interdisciplinaridade

22/09/09

22/09/2009 17h39

Grandes personalidades do esporte nacional como a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew George Willian Parsons, e a ex-ginasta Luisa Parente estarão reunidos nos dias 29 e 30 de outubro, para discutir a atual tendência do cenário esportivo mundial: a interdisciplinaridade. O 1º Congresso de Ciências do Esporte da Metodista, promovido pela Faculdade de Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, é aberto para estudantes, professores, profissionais e pesquisadores da área de todo o Brasil e ocorre no Campus Rudge Ramos da Instituição.

O evento, que tem como tema “A interdisciplinaridade na essência do Esporte”, pretende gerar o intercâmbio de ideias e a discussão sobre fundamentos, pesquisas e práticas interventivas nas áreas correlatas do esporte como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, trabalhando o desempenho de atletas e a gestão na área esportiva.

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Metodista e presidente do comitê executivo do Congresso, professor Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, a interdisciplinaridade é a tendência atual no Esporte e por isso é essencial que faça parte de discussões. “As Ciências do Esporte cada vez mais se caracterizam pela relação entre os profissionais como, por exemplo, entre o técnico de um time e uma nutricionista. Por isso é preciso estimular o conhecimento científico a partir da interdisciplinaridade para traçarmos o perfil de um profissional qualificado para o mercado”, explicou.

Entre as atividades que ocorrerão estão a Conferência de Abertura e as mesas redondas, compostas por profissionais que abordarão diversos temas como “O Papel da Equipe Interdisciplinar na Construção dos Ciclos Olímpicos e Paraolímpicos”, entre outros. Haverá também sessões temáticas coordenadas e uma sessão de pôsteres, com apresentação de trabalhos. A mesa redonda “A Mulher Atleta: uma questão do esporte contemporâneo” contará com a participação da ex-ginasta artística brasileira e presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região, Luisa Parente. O debate abordará a evolução histórica da mulher no Brasil e em outros países dentro da ginástica artística. “Vou mostrar que a mulher conquistou seu espaço nas quadras, campos e todos os lugares do esporte, o que é mais do que notório. Na ginástica, por exemplo, ela conquistou todo o mundo e já chegou até a perfeição”, explicou Luisa.

As submissões de trabalhos devem ser enviadas em forma de resumo até o dia 30 de setembro para o e-mail congressoesporte@metodista.br. Já as inscrições para participar do Congresso, seja apenas como expositor de trabalhos ou para participar como ouvinte, podem ser efetuadas até 20 de outubro pelo endereço www.metodista.br/ev/congresso-de-ciencias-do-esporte, exceto os estudantes da Metodista, que já estão automaticamente inscritos, com isenção de pagamento. Os professores da Universidade precisam se inscrever, mas estão isentos de cobrança caso não forem apresentar trabalhos.

Confira a programação completa e preencha o formulário de inscrição clicando aqui.

Mais informações pelo telefone (11) 4366-5577.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático