Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Março / Vestígios de uma vida dedicada ao Jornalismo

Vestígios de uma vida dedicada ao Jornalismo

03/03/2009

03/03/2009 20h29 - última modificação 03/03/2009 20h32

Marques de Melo (à esq.) e prof. Paulo Rogério Tarsitano, diretor da FACOM, em lançamento

Vestígios de uma Travessia, lançado hoje pela manhã (03/03), na Universidade Metodista de São Paulo, tem como autor nada menos que o ícone do Jornalismo, o professor José Marques de Melo, atualmente diretor da Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação. Realizado no anfiteatro do Edifício Capa, o evento contou com a participação de representantes da Cátedra de Comunicação, professores e diretores da Metodista, além de alunos de mestrado em Comunicação.

 A professora Maria Cristina Gobbi, diretora-suplente da Cátedra, destacou o caráter narrativo e memoralista da obra, convidando à mesa o professor Marques de Melo; o diretor da Faculdade de Comunicação, Paulo Rogério Tarsitano; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Bessa; e o reverendo Luiz Eduardo Prates, da Pastoral Universitária Escolar.  “O professor Marques de Melo foi testemunha ocular da história e fornece uma herança riquíssima para a geração de novos profissionais de Comunicação deste País”, destacou o reverendo Luiz Eduardo Prates.

 Segundo o professor Paulo Rogério Tarsitano, este lançamento na Metodista, tem o objetivo de reconhecer e homenagear o trabalho do professor Marques de Melo. “Fui seu aluno na graduação há 30 anos, ele foi meu grande mestre e articulador de uma geração de comunicadores”, enfatizou. “É uma história de vida muito bonita e que pode ser imortalizada em DVD, documentário por seus alunos de Comunicação”.

 A obra, segundo Marques de Melo, é um misto entre relato autobiográfico e antológico. “Preferi relacionar artigos, matérias e experiências na profissão como jornalista, que exerço desde os 15 anos, e não somente relato autobiográfico. Leiam o livro que vocês vão gostar”, finalizou Melo.

 Em Vestígios de uma Travessia (Editora Paulus), José Marques de Melo faz um relato autobiográfico, destacando episódios de sua trajetória, percorrida entre a comunidade sertaneja e a metrópole globalizada. Na segunda, o autor apresenta alguns textos publicados nos seus 50 anos de intensa travessia jornalística, que evidenciam as diferentes fases de sua atividade narrativa, desde os exercícios e aprendiz até a mais recentes expressões de maturidade. Este volume se completa com um inventário de sua produção jornalística, dispersa nos vários canais, nos quais se podem contemplar outras faces da vida intelectual o autor. O livro está sendo vendido na Livraria Direta da Metodista (Campus Rudge Ramos).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático