Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Março / Obra aborda a linguagem dos quadrinhos

Obra aborda a linguagem dos quadrinhos

03/03/2009

03/03/2009 13h22 - última modificação 03/03/2009 13h27

No dia 07 de março, o jornalista Paulo Ramos lançará sua mais nova obra “A Leitura dos Quadrinhos”. O evento acontece às 19h 30 na livraria HQMIX , que fica na Praça Roosevelt, 142 no Centro de São Paulo  e a entrada é franca. O autor estará à disposição para entrevistas e mais informações.

Sobre a obra:

O livro relaciona duas áreas ainda não muito estudadas em conjunto: quadrinhos e estudos lingüísticos e assim procura aprofundar os principais elementos da linguagem dos quadrinhos e de seus gêneros, além de contribuir para melhorar o entendimento, de modo a estimular o uso das HQs em sala de aula.

Toda abordagem é feita do ponto de vista lingüístico – textual, que investiga a presença de diferentes signos no mecanismo que leva o leitor a produzir coerência dentro de um processo sociocognitivo interacional. Esse enfoque irá revisar e atualizar lingüisticamente muitos conceitos sobre a linguagem dos quadrinhos, que historicamente tiveram influência teórica em outros campos das ciências humanas, especialmente na área de comunicação.

Sobre o autor:

Paulo Ramos é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Jornalista, já foi repórter, repórter especial, editor, editor – assistente, editor-chefe e ancora de telejornal. Trabalhou na TV Cultura, na TV Tribuna (afiliada da TV Globo no litoral sul de São Paulo) e na Folha de S.Paulo, onde iniciou a carreira, em 1995, e onde retornou em 2006 como consultor de língua portuguesa. Exerceu a mesma função no portal UOL. Desde 2006, ele mantém no UOL um blog jornalístico com notícias sobre a área de quadrinhos, o Blog dos Quadrinhos. Autor de artigos publicados em diferentes congressos de Lingüística e é co-autor do livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, outra publicação da Editora Contexto. Integra o Núcleo de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos da USP.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X