Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Março / Mídia e Violência: Comunicação comunitária em painel

Mídia e Violência: Comunicação comunitária em painel

24/03/2009

24/03/2009 17h25 - última modificação 31/03/2009 15h17

Foto: Jô Rabelo

O segundo painel do Seminário Internacional de Mídia e Violência discutiu as experiências comunitárias nos meios de comunicação. O moderador deste painel foi o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, Fabio Josgrilberg.

O primeiro palestrante da tarde foi Mauricio Segura, dono do blog canadense Montreal Nord. Segundo o jornalista, a ideia do blog veio da revista onde Segura trabalha, a l’Actuallitè e surgiu quando um jovem hondurenho foi assassinado por policiais canadenses no bairro de Montreal Norte, fato que gerou uma série de protestos, em 2008. “Queríamos dar voz às pessoas e mostrar pontos de vistas diferentes em cada post”, revelou.
Segura afirmou que a brutalidade dos policiais, absolvidos em dezembro do mesmo ano, chocou os canadenses.

Vanessa Reis e Claudio Nunes fazem parte da Kinoforum Brasil, uma associação cultural que realiza trabalhos de oficinas áudio-visuais em comunidades carentes de São Paulo. “O projeto não tem viés de profissionalização e sim o de apresentar a sensibilidade do olhar”, afirmou Vanessa. A produção, segundo ela, é importante para que a periferia mostre a sua realidade, que nem sempre é mostrada na grande mídia. O cuidado e o compromisso com a verdade foi ressaltado por ela. “Qualquer vídeo é um recorte da realidade. É sempre um ponto de vista, por isso é preciso cuidado.”

A última palestrante do painel foi a professora da Faculdade de Comunicação da Metodista, professora Cicília Peruzzo, que discutiu sobre os desafios da comunicação comunitária no decorrer dos anos. Para Cicília, o mais importante é o enfoque crítico que o veículo fornece. De acordo com ela, as novas tecnologias são fortes aliados das mídias alternativas.
Acompanhe os principais momentos via Flickr (www.flickr.com/midiaeviolencia), Twitter  (http://twitter.com/metodista), e pelo Rudge Ramos Online (www.metodista.br/rronline)


Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X