Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Março / Metodista recepciona alunos estrangeiros

Metodista recepciona alunos estrangeiros

04/03/2009

04/03/2009 20h40

Crédito: Mônica Rodrigues

A Universidade Metodista de São Paulo, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), realizou uma recepção aos alunos estrangeiros da Instituição na tarde de ontem, 03 de março, no Campus Rudge Ramos.  Esses estudantes fazem parte de acordos firmados para intercâmbio com instituições estrangeiras e do PEC-G (Programa Estudante - Convênio de Graduação).

Também participaram das boas-vindas a Pastoral Universitária, o Núcleo de Formação Cidadã e o Núcleo de Artes, que apresentaram a Instituição aos calouros, os princípios que regem a Metodista e as diversas atividades extracurriculares que podem ser desenvolvidas dentro da Universidade.

Para a assessora de relações internacionais, Vanessa Martins, essa iniciativa é muito importante para ajudar na adaptação dos intercambistas.  “A integração dos estudantes estrangeiros é um momento muito importante para o bom aproveitamento da experiência internacional, pois quando chegam ao Brasil, na grande maioria das vezes, os estudantes não têm domínio da cultura, do funcionamento da sociedade e principalmente, não têm amigos e precisam de suporte para a adaptação e superação aos desafios de estarem em outro país”.

Acordos Internacionais

O PEC-G, é um convênio firmado pelo governo brasileiro, por intermédio do MRE (Ministério das Relações Exteriores) e suas representações diplomáticas no exterior - em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e as instituições de Ensino Superior do País. Atualmente possibilita a cidadãos da América Latina, Caribe e África cursarem a graduação gratuitamente no Brasil.

Já os convênios de intercâmbio acadêmico que a Metodista tem desenvolvido privilegiam estudantes de universidades estrangeiras conveniadas, ou seja, o estudante recebe uma bolsa para estudar na Metodista em contrapartida pode enviar outro aluno para a instituição estrangeira.

A Metodista tem intercâmbio com a Universidade do Algarve (Portugal), Universidad Mayor (Chile), Universidad del Centro Latino Americano (UCEL) e Universidad Madero (México).

Por meio de acordo para intercâmbio com a Universidade Mayor (Chile), a Faculdade de Comunicação recebeu este semestre a estudante  Javiera Constanza Allende Welkner, que ficará até julho estudando as disciplinas de Planejamento Estratégico de Publicidade e Propaganda; e Planejamento de Mídia. Ela também contará com horas de estágio na Agência de Comunicação Mercadológica para o desenvolvimento de atividades práticas.

Fique Atento

A partir do segundo semestre deste ano, 16 alunos da Metodista poderão concorrer a uma bolsa para cursar até um ano em universidades conveniadas. Os cursos deverão ser consultados no site das universidades ou na Assessoria de Relações Internacionais. Os editais de convocação estarão disponíveis no portal da Metodista a partir no mês de abril.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático