Labmesp recebe qualificação excelente do PNCQ
27/03/2009 17h22
O Labmesp, Laboratório de Analises Clinicas da Universidade Metodista de São Paulo, recebeu do PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), pelo segundo ano consecutivo, desempenho excelente nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência. Esse resultado certifica a confiabilidade e segurança aos resultados dos exames realizados no laboratório.
Para a professora responsável pelo Labmesp, Vanessa Bessa, a certificação de excelente aumenta a confiabilidade das analises clinicas realizadas na Universidade. “O controle de qualidade externo é uma das ferramentas que o laboratório pode utilizar para avaliar o seu desempenho, desta maneira temos confiabilidade no resultado obtido e segurança em liberá-lo para o paciente”, afirmou Vanessa.
O PNCQ é um programa que avalia todos os laboratórios do país enviando amostras para que sejam avaliadas e a partir das analises, o resultado e a certificação são divulgados. O programa enviará um certificado à Metodista em nome do Labmesp comprovando o conceito recebido.
Segundo a professora Vanessa, a maioria dos laboratórios analisados são comerciais, enquanto o Labmesp é um dos poucos laboratórios universitários a participarem dessa avaliação.
Novidade
Recentemente, o Labmesp inaugurou uma nova área, o Laboratório de Biologia Molecular, um espaço destinados à analise do DNA humano.