Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Março / Confira entrevista e trecho da gravação do DVD de João Alexandre

Confira entrevista e trecho da gravação do DVD de João Alexandre

03/03/2009

03/03/2009 13h12

Um dos principais compositores da música cristã contemporânea, João Alexandre, gravou o primeiro DVD de sua carreira com apoio da Universidade Metodista de São Paulo. Duas noites de show ao vivo – nos dias 5 e 6 de fevereiro – reuniram músicos, amigos e apreciadores da boa música de João, lotando o auditório Sigma. Confira em primeira mão um trecho das gravações clicando aqui.

A primeira noite foi dedicada a convidados, amigos e personalidades do meio artístico cristão, entre eles, o grupo Vencedores por Cristo. A segunda noite foi aberta ao público.

João começou a carreira em Campinas, sua cidade natal e participou da 39ª formação do grupo musical Vencedores por Cristo. Ainda com o grupo, passou a produzir arranjos abrasileirados na música cristã, fato marcante que ocasionou toda uma releitura da cena cristã no País. “Cheguei a compor muitas baladas no início e ainda componho algumas, mas hoje em dia me acho bem mais brasileiro - paulista, carioca, mineiro e baiano – do que antes, musicalmente falando“, explica.

Nestes mais de 20 anos de carreira, João gravou 12 CDs e também escreveu um livro, “Música: Profissão ou Ministério”, em que discute a condição de artistas cristãos que têm como profissão a arte. “Cresci ouvindo de tudo, desde duplas sertanejas da época até compositores brasileiros, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Lins, passando também por bandas conhecidas do grande público, como Roupa Nova, 14 BIS, Boca Livre, MPB 4, Quarteto em Cy, entre outros. Também sempre curti trilhas sonoras de filmes. Até hoje sou fascinado por elas! Misture tudo isso e você terá a receita musical de meus ouvidos! Atualmente, nomes como Dori Caymmi, Dave Grusin, Take 6, Ivan Lins, Lenine, entre outros, me atraem bastante”, lembra.

Ainda falando sobre música, mais especificamente do segmento cristão, acredita haver necessidade de um aprofundamento na forma e no conteúdo praticados hoje em dia. “Assim como grande parte da Teologia reinante neste País, a música cristã de hoje tem 1000 Km de comprimento por 1 milímetro de profundidade. Acho que também deveríamos buscar mais brasilidade em nossa música, que deveria ser mais brasileira de primeira do que americana de segunda. Talvez a relevância do Evangelho na vida do País, nesses casos, se transformasse em algo natural”, completa.

Com relação ao DVD, João comenta o que os fãs podem aguardar. “Tentamos registrar momentos ao máximo, com lances pessoais de minha vida e participações de outras pessoas que fizeram e fazem parte dela”. Para conferir um trecho das gravações, clique aqui.

O evento foi uma realização do Núcleo de Artes – Nartes, em parceria com a Gerência de Comunicação – DICOM e Estúdios de Rádio e TV. O leite em pó arrecadado foi entregue para a Associação dos Funcionários Técnico-Administrativos do Instituto Metodista de Ensino Superior (AFTAIMS) para ser doado ao Projeto Agente Social, que ajuda funcionários que passam por situação delicada em seus lares.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático