Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Maio / Sociólogo lança livro sobre atuação das Igrejas no cenário político do país

Sociólogo lança livro sobre atuação das Igrejas no cenário político do país

18/05/09

18/05/2009 20h56

A 58ª edição da “Semana Wesleyana”, que começa hoje, 18 de maio, e termina na próxima sexta-feira, será palco do lançamento do livro “Pentecostais e Neopentecostais na Política Brasileira”, do professor doutor e sociólogo, Saulo Baptista. O lançamento da obra ocorre amanhã, 19 de maio, às 14h, no auditório do edifício Ômega, no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo.

A obra trata do comportamento de Igrejas que atuam de forma coorporativa para conquistar o poder, principalmente no Congresso Nacional. O livro é a transformação da tese de doutorado que o professor Saulo Baptista fez na Metodista em uma linguagem mais simples, e seu público-alvo são cientistas políticos, cientistas sociais, teólogos e cientistas das religiões.

De acordo com o autor, a publicação é uma espécie de espelho para as lideranças Pentecostais e Neopentecostais, no qual elas poderão ver sua imagem refletida com todos os defeitos e virtudes. “Pode ser que as Igrejas achem que eu destorci a realidade, mas não é verdade. A questão é que eu não escondo nada. O que nós esperamos é que quem é cristão e fiel a Deus tenha ética e não compactue com a corrupção que acontece na política brasileira, mas na prática não é isso o que a gente vê. O objetivo do livro é tentar responder por que isso acontece”, explicou.

Para a pesquisa, foram selecionadas as duas maiores Igrejas do campo Pentecostal e Neopentecostal, respectivamente: A Assembléia de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus. A análise envolve as formas de escolha dos candidatos que atuam na instituição, táticas eleitorais e o comportamento dos eleitos no exercício do mandato.

A proposta de estender o projeto e transformar a tese de doutorado em livro foi ideia do próprio professor. “Eu me considero um missionário. A mensagem do Evangelho não pode ser destruída e, publicando essa obra, estou contribuindo para preservar o nome do Evangelho e não permitir que o utilizem para fazer política de baixo nível”, concluiu.

A “Semana Wesleyana” é realizada anualmente pela Faculdade de Teologia da Metodista e esse ano tem como tema “Educação Teológica no século XXI: rumos, perspectivas e visões”, inspirado na comemoração dos 120 anos de Educação Teológica Metodista. Teólogos e educadores de várias instituições cristãs estarão presentes para discutir a história do ensino e aprendizado Teológico no Brasil e as novas demandas que estão surgindo.

A “Semana Wesleyana” é aberta para o público em geral, mas só receberá certificado de participação quem fez inscrição prévia.

Confira a programação completa.

Mais informações no site da Metodista ou pelo telefone (11) 4366-5976.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático