Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Maio / Movimentos populares: encontro aborda temas que instigam reflexão

Movimentos populares: encontro aborda temas que instigam reflexão

05/05/2009

05/05/2009 18h37 - última modificação 05/05/2009 18h41

Debate tratou sobre desafios da Igreja por uma sociedade mais justa (Crédito: Jô Rabelo)

O 4º Encontro de Movimentos Populares da Metodista reuniu alunos de várias cursos que puderam ouvir e refletir sobre questões que permeiam a importância e a reflexão do papel do cidadão em ações coletivas e movimentos populares. Com temas instigantes, os alunos puderam participar do debate com questionamentos dirigidos aos palestrantes. A primeira mesa temática,  conduzida pelos professores Marcelo Buzzeto (FAHUD) e Luiz Silvério da Silva (FAE), tratou sobre a crise econômica na América Latina. A mesa seguinte, com a palestrante professora dra Magali Cunha (FATEO), desafiou os participantes a pensarem sobre a relação entre a Teologia Latino-americana e o contexto da nossa sociedade mergulhada na globalização.

“Este mundo atual sem fronteiras, do livre comércio e mercado gerou uma sociedade excludente com individualismo exacerbado”, destacou. Para a professora esta lógica de consumir e comprar interfere nos valores humanos. “ O papel da Teologia e da Igreja deve ser o de mudar essa lógica perversa, e mostrar que um outro mundo com justiça , igualdade e coletividade é possível”. O aluno de Jornalismo, Carlos Ferreira, perguntou se é possível que a Igreja, inserida no capitalismo, possa buscar valores como justiça e a igualdade. Segundo a professora Magali, não se pode ignorar a dinâmica da sociedade, contudo, o papel da Igreja deve ser  de uma crítica-profética, de mostrar as faces da realidade que podem ser mudadas como a injustiça e a desigualdade”.

 A programação do 4º Encontro de Movimentos Populares continua até amanhã (06/05), no Campus Rudge Ramos e Vergueiro. Os temas de hoje à noite ( Rudge Ramos), a partir das 19h30 serão: Cooperativismo e Economia Solidária e Direitos Humano e trabalho. Confira aqui a programação completa.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático