Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Maio / Ex-aluna Metodista participa de obra sobre mudanças climáticas

Ex-aluna Metodista participa de obra sobre mudanças climáticas

28/05/09

28/05/2009 21h48

A ex-aluna de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de São Paulo, Amanda Pereira de Souza, é uma das autoras do livro Biologia & Mudanças Climáticas no Brasil. Atualmente, Amanda cursa o segundo ano do doutorado em Fisiologia e Bioquímica Vegetal, na Universidade de São Paulo (USP), com o professor Marcos Buckeridge, que é editor, organizador e um dos autores do livro.

A publicação está dividida em 18 capítulos e reúne as opiniões de diversos cientistas brasileiros de renome sobre os efeitos que as mudanças climáticas provocam em cinco dimensões: Atmosférica (sobre o que são as mudanças climáticas), Botânica (os efeitos nas plantas), Ecológica (os efeitos nos oceanos e nas florestas), Zoológica (os efeitos nos animais), e Humana (os efeitos na agricultura, na saúde e o papel da mídia na formação de opinião pública).

O capítulo Ajustando os botões: como as plantas lidam com o aumento do CO2 atmosférico?, de autoria de Amanda Souza, está inserido na dimensão botânica e fala sobre o que muda dentro das células das plantas quando elas são cultivadas em altas concentrações de gás carbônico. “Fazer parte dessa obra é uma oportunidade de estar em contato com outros profissionais e exercitar o que estou aprendendo no doutorado. Além disso, posso treinar uma linguagem mais descontraída, diferente dos artigos científicos que estou acostumada a escrever e, assim, atingir públicos diferentes”, explicou.

Para o professor Marcos Buckeridge, que participou do capítulo escrito por Amanda Souza e escreveu outro, a aluna desenvolveu um excelente trabalho no livro. “Ela escreve muito bem, tem organização, inteligência, faz ótimos experimentos . É o meu braço direito nos projetos e na orientação que preciso dar aos outros alunos. Ela realmente é um destaque. Fui professor dela no mestrado e sou novamente no doutorado. Trabalhamos juntos há algum tempo e quero que ela continue comigo”, esclareceu.

O professor Marcos Buckeridge explicou que Amanda Souza fez um trabalho de mestrado que está ganhando importância mundial pelo ineditismo do estudo. “É o primeiro que mostra o que acontece com as plantações de cana em altas concentrações de gás carbônico e foi publicado em uma revista internacional de renome”, explicou.

Amanda Souza tem 26 anos e, além de estar cursando doutorado, trabalha com o professor Marcos Buckeridge no Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas da USP, o único do Brasil dedicado a esse tema. Além disso, a jovem vai concorrer ao Prêmio Jovem Cientista deste ano e, em julho, vai para os Estados Unidos trabalhar dois meses no laboratório que estuda as respostas das plantas às mudanças climáticas.

Mais informações em www.dotstore.com.br/rimaeditora.   

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático