Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Maio / Evento promove intercâmbio de conhecimento entre Brasil e África

Evento promove intercâmbio de conhecimento entre Brasil e África

05/05/09

05/05/2009 19h00 - última modificação 06/05/2009 18h03

Crédito: Bianca Daga

A Universidade Metodista de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (5), uma etapa do programa “Diálogos com a África”, que traz para o Brasil pasores (as) Metodistas e professores (as) de universidades e seminários teológicos da África, com o objetivo de especializá-los na área em que atuam, assistindo a aulas e fazendo pesquisas na biblioteca da Faculdade de Teologia. O evento foi promovido pela Faculdade de Teologia da Metodista e aberto para lideranças da Igreja Metodista, docentes do curso e alguns alunos representantes.

Durante o encontro, ocorreram palestras de quatro convidados que lecionam em Moçambique e Angola. Eles falaram sobre a realidade que vivem nos seus países, a atuação da Igreja Metodista na África, os desafios que enfrentaram durante sua formação teológica e as conquistas que já fizeram nessa área. De acordo com a coordenadora do evento e professora do curso de Teologia, profa. Dra. Blanches de Paula, esse encontro foi importante para os brasileiros conhecerem um pouco mais da África. “Os professores conseguiram contar experiências e interagir com o público”, complementou.

Um dos palestrantes, docente de Teologia da Universidade Metodista de Angola, professor Adriano Domingos Quelende, tem a mesma opinião. “A maior importância do ‘Diálogos com a África’ para mim é esse intercâmbio de conhecimento que acontece entre o Brasil e a África e que possibilita até criar relações de amizades. Estou aprendendo muito”. Durante o encontro, ele conversou com o público sobre o seu envolvimento com jovens naquele país e sobre alguns projetos dos quais está participando em Angola como o “Levando Esperança”, que é um programa de orientação sexual e prevenção à AIDS voltado aos jovens.

A aluna do curso de Teologia Kennie Ladeira Mendonça participou do evento e apoia a iniciativa. “Contribuo na recepção dos professores africanos aqui na Metodista e estou interessada também em ajudar na organização da ida de docentes da Metodista para a África, que é uma possibilidade”.

O programa “Diálogos com a África” está inserido no projeto “Sol África”, que é idealizado pelas Igrejas Metodistas dos Estados Unidos e do Brasil e tem como objetivo auxiliar o ensino teológico em Angola e Moçambique.

Esta é a segunda temporada do “Sol África”, que termina em junho. A próxima ocorre de setembro a novembro deste ano e trará para o Brasil outros docentes africanos. Quando essas atividades forem encerradas, os responsáveis pelo projeto se reunirão para fazer uma avaliação do que já foi feito e decidir as próximas etapas. 

 

 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X