Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Junho / Metodista leva cultura e assistência jurídica para Ribeirão

Metodista leva cultura e assistência jurídica para Ribeirão

29/06/09

29/06/2009 13h12 - última modificação 30/06/2009 16h27

As crianças aproveitaram para aprender capoeira. Crédito: Bianca Daga

A Universidade Metodista de São Paulo marcou presença, neste domingo, das 9h às 16h, em mais uma ação do projeto “Diário do Grande ABC nos Bairros”, que está em seu 4º ano e tem como objetivo oferecer gratuitamente serviços básicos de assistência, inclusão social e entretenimento para a população carente em diversos bairros da região. Desta vez o evento ocorreu no Centro de Formação Profissional Paulo Freire, em Ribeirão Pires.

Oficinas de Capoeira e Maculelê foram duas das atividades oferecidas pela Metodista. O objetivo foi usar essas duas manifestações culturais afro-brasileiras como formas de cidadania. O professor do Núcleo de Formação Cidadã e do curso de Educação Física Eduardo Okuhara Arruda, que coordenou as oficinas de jogo e dança, ficou satisfeito com o resultado. “Pude compartilhar cultura e consegui reunir um bom número de pessoas”.

O vereador Vicentinho (PR) estava presente e participou da roda de Capoeira. “Gostei bastante, consegui tocar o instrumento que o professor me deu. Quem não conhecia o jogo e participou pode aprender um pouco e também foi importante para a população se aproximar mais”, contou.

Outra atividade promovida pela Metodista foram os serviços de assistência jurídica, orientados pelo professor do curso de Direito, Ayrton Francisco Ribeiro, com a colaboração de alguns alunos. Eles atenderam, por exemplo, casos trabalhistas e previdenciários, auxiliando sobre como proceder e quem procurar. Para o professor Ayrton, essa foi uma experiência muito rica. “Percebi mais uma vez o quanto é importante a Universidade exercer sua função social, prestando serviços e interagindo com a comunidade”.

Além dos serviços disponibilizados pela Metodista, a população de Ribeirão Pires contou, por exemplo, com aferição de pressão arterial, corte de cabelo, limpeza de pele, artesanato, pintura, diagnóstico de câncer bucal, acesso à Internet e um plantão da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano da cidade, com informações sobre o Rodoanel e outros temas. As crianças que estiveram por lá também tiveram a oportunidade de serem vacinadas contra a poliomielite e se divertir na cama elástica e no pula-pula que foram montados.

A dona de casa Rute Helena Rosa acredita que o “DGABC nos Bairros” pode ajudar as pessoas a conseguirem um emprego. “O projeto dá a oportunidade da gente aprender a pintar, por exemplo. Então, para quem está sem trabalhar, essa pode ser uma oportunidade de ganhar conhecimento novo e usá-lo mais pra frente”, sugeriu.

De acordo com a Assessora de Marketing do Diário do Grande ABC, Luciana Lima, que foi a coordenadora da ação realizada neste domingo, mais de 2 mil pessoas receberam os serviços oferecidos. A estimativa é que as edições de 2009 resultem em um total de 75 mil pessoas atendidas. O projeto “DGABC nos Bairros” é promovido pelo jornal Diário do Grande ABC, em parceria com as Prefeituras das sete cidades da região, e com o patrocínio de instituições privadas, como a Metodista.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático