Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Junho / Metodista está entre as 100 empresas mais antenadas do País

Metodista está entre as 100 empresas mais antenadas do País

17/06/09

17/06/2009 18h42 - última modificação 14/06/2010 11h57

A Universidade Metodista de São Paulo está entre As 100 Empresas + Ligadas do Brasil, segundo pesquisa realizada pela revista InfoExame. A publicação aplicou um questionário sobre a utilização de serviços de Tecnologia de Informação para 1.583 executivos de empresas de todos os segmentos da economia, e a Metodista ficou em 66º lugar, entre as 100 selecionadas, e foi a única classificada na área de Educação.

Os critérios considerados na pesquisa foram investimento em TI, utilização de Notebooks, Smartphones, cobertura Wi-Fi, trabalho remoto, ferramentas da web 2.0, serviços na nuvem, novas tecnologias e nota reciclagem. Segundo a matéria, que foi publicada na edição de junho da InfoExame, um estudo da Forrester Research divulgado em maio afirma que, até o fim de 2009, 50% das empresas do mundo vão adotar algum tipo de ferramenta web 2.0 internamente. No entanto, entre as 100 + Ligadas do Brasil, a adesão já é total, ou seja, 100%. Todas essas instituições afirmaram usar pelo menos uma, entre as nove ferramentas citadas no questionário elaborado pela Revista.

As tecnologias mais utilizadas pela Metodista são ferramentas web 2.0 como wiki, blog, Twitter, podcasting, vídeocasting e Myspace. Além disso, a Universidade possui virtualização de servidores, sistemas de mensagens instantâneas, Voip, transmissão via satélite, serviços online disponíveis para os alunos, entre outras.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Informação da Metodista, professor Daví Nelson Betts, esse recursos reforçam o acesso à informação por parte dos alunos, docentes e funcionários. Para o professor, a diversidade tecnológica e de última geração que é utilizada foram os diferenciais da Instituição para a conquista desse resultado na pesquisa da InfoExame, já que poucas universidades dispõem de tantos recursos. “A Metodista está sintonizada com a evolução das novas tecnologias de informação que estão surgindo e está empenhada em utilizar esses recursos para qualificar ainda mais o processo de aprendizagem, o que é mais importante”, complementou.

Um dos destaques do levantamento foram as iniciativas na área de TI Verde, ou seja, utilizar tecnologias de informação de maneira sustentável. O professor Daví explicou que a Metodista já tem uma iniciativa nesse campo, que é a reciclagem de equipamentos antigos: alguns computadores com mais idade, que poderiam ter sido jogados fora, foram reaproveitados, com a implantação de novas tecnologias.

Quantos a novos investimentos, o professor Daví informou que a Universidade tem um projeto piloto que será testado a partir do segundo semestre de 2009. É uma ferramenta de colaboração online, que permitirá que o professor abra salas de reuniões virtuais para debater a disciplina com os alunos e para eles conversarem entre si. “Eles poderão utilizar comunicação por voz, compartilhar as telas e assistir a palestras que um professor convidado pode ministrar da sua casa, por exemplo. Por enquanto, o projeto será testado apenas em alguns cursos e, progressivamente, abrangerá toda a Instituição”, explicou.

Confira a matéria completa publicada na Revista.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático