Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Junho / Estímulo à Produção Científica

Estímulo à Produção Científica

05/06/09

05/06/2009 18h40

Metodista investe no processo de Comunicação Científica para disseminar conhecimentos produzidos na Instituição


Na próxima segunda-feira, 8 de junho, ocorre no auditório do Edifício Capa da Universidade Metodista de São Paulo, às 8h30, a abertura das Oficinas de Treinamento da nova Política Editorial de Produção Científica e Acadêmica.

O evento, que é voltado aos membros das comissões editoriais das Faculdades, editores e docentes da Instituição, será presidido pelo reitor e presidente do conselho de política editorial da Metodista, prof. dr. Marcio de Moraes, e contará também com a presença da profa. dra. Sueli Ferreira, consultora para o desenvolvimento da Política Institucional de Informação das escolas metodistas.

A iniciativa tem como objetivo oferecer uma visão geral sobre o atual processo da Comunicação Científica e a geração de conhecimento da Universidade como forma de inserir essa produção no cenário nacional e internacional, promovendo maior acessibilidade e impacto desse conteúdo.

Com resposta a esse desafio foi criado o novo Portal Institucional de Revistas Científicas e Acadêmicas das escolas metodistas. O Portal, que utiliza o sistema OJS (Open Journal System), alinhado aos atuais movimentos internacionais dos Arquivos Abertos e do Acesso Aberto, abrigará todas as revistas científicas e acadêmicas da Instituição.

Para a profa. Sueli, o Portal insere a produção científica e acadêmica das escolas metodistas no mundo científico internacional. “O atual processo da Comunicação Científica representa muito mais do que a implementação de revistas eletrônicas. Está reformulando todo o processo do ‘fazer científico’, criando enorme impacto em todos os públicos envolvidos, sejam eles, autores, gestores, editores, editoras, bibliotecários, agências de fomento e outros. É necessário que todos estejam alertas, envolvidos e minimamente preparados para a reformulação que lhes serão exigidas daqui por diante”, explicou.

As oficinas, que capacitarão os docentes para utilizar a nova ferramenta, ocorrem no dias 08, 15, 22 e 29 de junho e 03 de julho.

* Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira é livre docente e doutora em Ciências da Comunicação. Também atua como Consultora para o desenvolvimento da Política Institucional de Informação da USP. Autora dos livros: “Preparação de revistas científicas: teoria e prática” e “Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão”.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático