Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Junho / Plásticos reciclados são tema de desfile no metrô de São Paulo

Plásticos reciclados são tema de desfile no metrô de São Paulo

04/06/09

04/06/2009 20h31 - última modificação 04/06/2009 21h05

A Plastivida – Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos promove, durante este mês, diversas atividades de educação ambiental com plástico reciclado, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. As ações ocorrem nas estações Sé e Paraíso do Metrô de São Paulo, e o objetivo é chamar a atenção da sociedade para o papel que cada cidadão tem na preservação da natureza, destacando a importância da utilização adequada do plástico.

Uma das ações ocorreu na última terça-feira (2), na estação Paraíso do metrô: as oficinas de artes com plásticos reutilizados, para as crianças das escolas da rede pública de ensino, que fazem parte do Programa de Visitação do Metrô. Elas aprenderão como produzir brinquedos educativos a partir de embalagens e outros produtos descartados.

Outra ação que ocorreu nesta terça-feira, na mesma estação de metrô, foram as oficinas de leitura do livro Lalá e a Sacolinha Falante, uma publicação feita em plástico, que conta uma história, incentivando a prática da coleta seletiva e da reciclagem: a personagem é uma criança que tem como amiga uma sacolinha falante, que não quer acabar no aterro sanitário, como tantas outras.

Além dessas atividades há uma exposição de artesanatos feitos de plástico reutilizado, que começou no dia 1 de junho e vai até o dia 30. Estão expostos, na estação Paraíso, produtos como luminárias, brinquedos e bijuterias.

Amanhã, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a grande atividade, promovida pela Plastivida, ocorre na estação Sé do metrô: um desfile de roupas feitas com sacolas plásticas, embalagens de pasta de dentes, tampas de garrafas PET, entre outros materiais. As peças, que mostram como reutilizar o plástico de uma forma diferente, foram desenvolvidas pela estilista Consuello Matroni.

A Plastivida é uma entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor, divulgando a importância do plástico na vida moderna. O Instituto tem percorrido o Brasil para alertar as pessoas sobre a importância do conceito dos 3R’sReduzir, Reutilizar e Reciclar, a reciclagem de cada tipo de plástico e a importância da coleta seletiva e da destinação correta do plástico pós-consumo.

De acordo com o presidente da Plastivida, Francisco de Assis Esmeraldo, a educação da população é o primeiro passo que pode ser dado em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental. “É necessária uma relação harmoniosa entre consumo e descarte, não só de plástico, mas de todos os materiais, para que se garanta a preservação do meio ambiente”, concluiu.


Programação completa:

• Desfile de roupas feitas de plásticos reutilizados da estilista Consuello Matroni

Data: 5/6/2009

Horário: 12h

Local: Estação Sé do Metrô

 • Exposição de artesanato feito de plásticos reutilizados

Data: de 1 a 30/06/2009

Local: Estação Paraíso do Metrô

 • Oficinas de artes com plásticos reutilizados para crianças e oficinas de leitura do livro “Lalá e a Sacolinha Falante”

Datas: dias 2, 4, 18 e 25/06/2009

Local: Estação Paraíso do Metrô

 

Acesse o livro virtual.

 

Mais informações pelo site www.plastivida.org.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático