Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Junho / Alunos de Rádio e TV conhecem o IBOPE

Alunos de Rádio e TV conhecem o IBOPE

05/06/09

05/06/2009 17h29

Cerca de 100 estudantes do curso de Rádio e TV da Metodista participaram de palestra sobre pesquisas qualitativas e puderam aprender mais sobre o IBOPE Mídia e Inteligência, no último dia 29, onde também conheceram o prédio e aparelhos de medição do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública).

A professora Carla Pollake da Silva, organizadora da visita dos alunos ao IBOPE, comentou que o evento foi altamente instrutivo. “A palestra foi muito mais do que uma aula. Os alunos puderam ter contato com pesquisas reais, foram até o prédio, viram o aparelho que mede a audiência. É presenciar a teoria na prática”, afirmou.

A palestra foi ministrada pela Gerente de Atendimento do instituto, Ana Monteiro. Ela falou sobre a empresa, os objetivos e a metodologia aplicada nas pesquisas. Ao término, os alunos puderam tirar suas dúvidas. “A turma perguntou sobre as tecnologias do futuro. Se já existe um medidor de audiência para TV no celular e como a medição na Internet vai se expandir, por exemplo. Também abordaram diversas questões sobre as pesquisas no rádio”, comentou.

A professora Carla falou que, durante as aulas da disciplina “Estudos de Audiência e Recepção”, os alunos discutiram o tema. “Eles quiseram avançar na matéria, saber a utilização real dos números”.

Entre os temas abordados em sala de aula estão a escravidão da audiência, principalmente na TV; estratégias para melhorar a audiência, maneiras de divulgação de um programa que está indo bem nas pesquisas e informações sobre as pesquisas no rádio. “Os alunos querem saber a veracidade das pesquisas, já que ainda não existe um aparelho que afira a audiência. As pesquisas ainda são feitas por questionários via telefone”, explicou.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático