Professor José Marques de Melo lança livro
09/02/2009 13h54 - última modificação 09/02/2009 13h54
O professor da Universidade Metodista, José Marques de Melo, lança o livro “Vestígios da Travessia, Da imprensa à internet – 50 anos de jornalismo”, pela Editora Paulus. É a sua 31ª obra, além da cerca de 90 livros organizados pelo docente ao longo de toda a carreira.
“Vestígios...” narra toda a trajetória do jornalista, desde sua saída da cidade natal, Palmeira dos Índios, no sertão de Alagoas até se tornar diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação. “Aceitei o desafio como se fosse pauta de reportagem. Mas logo me dei conta de que enfrentaria um trabalho complexo. Exatamente pela emoção proustiana de estar à procura do tempo perdido”, explica.
Com o prefácio escrito pelo ex-presidente do Sindicado dos Jornalistas de São Paulo, Audálio Dantas, o livro pode ser dividido em duas partes, sendo a primeira uma narrativa de suas experiências e descobertas. “Essa contabilidade afetiva trouxe alegrias pela sensação do dever cumprido. Ao mesmo tempo causou tristeza pelo muito que falta fazer.”
Na segunda, o docente reuniu textos escritos por ele ao longo dos 50 anos dedicados à profissão, parte que considerou como a “mais difícil”. “O critério foi subjetivo. Mas procurei, na medida do possível, escolher textos coerentes com a narrativa autobiográfica.”
Para este ano, ainda há mais dois lançamentos de livros do professor. “Jornalismo, forma e conteúdo”, pela editora Difusão e “Jornalismo, compreensão e reinvenção”, pela Saraiva.
Serviço
Título: Vestígios da Travessia - Da imprensa à internet – 50 anos de jornalismo
Autor: José Marques de Melo
Paginas: 304
Preço: 30,00