Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Janeiro / Novas questões sobre a Blogosfera são discutidas na Campus Party

Novas questões sobre a Blogosfera são discutidas na Campus Party

23/01/2009

23/01/2009 20h31 - última modificação 28/01/2009 12h30

Evento também discute os novos desafios dos blogueiros (Crédito: Luiz Gadetto via Flickr)

Assim como a própria Internet, que começou como uma estranha novidade e hoje é uma das ferramentas básicas da vida pessoal e profissional de muitas pessoas, os Blogs passaram de simples versões eletrônicas dos diários para uma nova forma de se comunicar pela rede, chegando a ganhar credibilidade como veículos informativos e gerando renda para seus criadores em diversos casos.

Assim como a maneira como eram vistos evoluiu, o crescimentos os blogs implicou novos questionamentos. A repercussão que geram criam “hits” e personalidades instantâneas que, não raro, acabam muitas vezes beirando à invasão de privacidade (como o que ocorreu quando foram divulgadas imagens da modelo Daniella Cicarelli em uma praia espanhola). Sensível aos novos desafios da blogosfera, o Campus Party também organizou diversos eventos que levantam essas e outras questões.

Especialistas comentaram o caso e também a resolução que a Justiça – que muitos julgam ainda ter conhecimento insuficiente sobre o assunto – deu para o caso, causando o interrompimento temporário do site “YouTube” no Brasil.

“A sociedade brasileira precisa decidir quais caminhos seguir para regulamentar a internet. A quebra do sigilo do provedor de internet – blogueiro, site e provedor de serviço – só deveria acontecer em casos de crimes grave, como pedofilia e tráfico, e não em casos onde haja somente interesse individual e não público”, afirmou Ronaldo Lemos, professor da FGV, representante brasileiro da nova licença de direitos autorais Creative Commons. Ivo Corrêa, advogado do Google Brasil, acredita que o cerne do problema está no descompasso entre a lei e a realidade. “Não se pode tratar as redes sociais da mesma maneira que as mídias tradicionais”.

Show me the money!
O evento também discutiu o outro lado da moeda nos blogs. Se antes os blogs eram sempre encarados como um passatempo pessoal e realizado nas horas vagas, atualmente são encarados de formas mais sérias, chegando a ser incluídos por muitas empresas como partes de uma campanha de marketing (a nova novela da Globo, por exemplo, fez isso). Este assunto foi tratado no painel “Monetização e programas de afiliados”

Com a participação de Leonardo Galvão (Mercado Livre), Thiago Lobão (Buscapé), Regis Andaku (UOL) e Ricardo Wright (Google Adsense), temas como acesso-remuneração e os bits que geram renda foram examinados. “A CampusBlog é uma área muito heterogênea e decidimos tocar em pontos críticos e sensíveis, como o do post pago, para trazer à tona discussões que renderão ainda mais perguntas do que conclusões”, afirma o coordenador da área Edney Souza.

O Campus Party está sendo realizado no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5) ficará aberto até domingo (25/01), entre 10h e 22h. A visitação à área Expo é gratuita, desde que apresentado convite que pode ser impresso no site da Campus Party Brasil.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático