Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Janeiro / Mobile Learning é tema de encontro

Mobile Learning é tema de encontro

30/01/2008

30/01/2009 14h44 - última modificação 03/03/2009 09h19

A Universidade Metodista de São Paulo promoverá, no dia 4 de março, das 9h às 16h30, o VI Encontro EAD Metodista. O tema deste ano será mobile learning (aprendizado com mídias móveis). O evento é destinado à comunidade acadêmica e aos demais interessados em debater as recentes tendências educacionais, especialmente no Ensino Superior, relacionadas à chamada Sociedade da Informação. O evento faz parte das atividades da Pró-reitoria de Educação a Distância e conta com apoio da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Ericsson Mobility World e do Consulado Geral do Canadá.

O VI Encontro contará com a participação de Dr. Rick Kenny, professor doutor da Athabasca University (Canadá); Paulo Hartmann (pesquisador independente, designer e um dos organizadores do Mobilefest); Romualdo Monteiro de Barros, gerente do do Ericsson Mobility World e do Ericsson IMS Expert Center; Dr. Manuel Moran (ECA-USP) e Dr. Fabio Botelho Josgrilberg, gerente de projetos da Pró-Reitoria de Educação a Distância e professor da Pós-graduação em Comunicação Social da Metodista.

As inscrições para o evento são gratuitas e estarão disponíveis no link: www.metodista.br/info/ead-mobile-learning. O local do evento é Campus Rudge Ramos da (Rua Alfeu Tavares, 149, Auditório do Edifício Sigma, São Bernardo do Campo, SP), das 9h às 16h30. Todas as palestras também serão transmitidas via Internet e para os pólos de apoio presencial da Metodista em todo o Brasil. 

Mais informações pelo telefone 4366-5570

Confira a programação do evento:

Dia 4 de março

9h – Abertura

9h20 – Mobile learning – Dr. Rick Kenny (professor e pesquisador, Athabasca University, Canadá)

Rick Kenny, professor associado da Universidade de Athabasca, graduou-se bacharel pela Universidade de McGill em Biologia e Psicologia. Em 1971, obteve o diploma em Educação na Universidade de McGrill. Com mais de 35 anos de experiência em Educação, mestre pela Universidade de Calgary na mesma área e Ph.D. em Design Instrucional, Desenvolvimento e Avaliação pela Universidade Syracuse(1992), lecionou por quase 20 anos e trabalhou durante 13 anos na Comissão de Educação Calgary, incluindo 3 anos como designer instrucional e consultor de mídia. Kenny também trabalhou no setor privado com o Sistema de Computadores NTS e como consultor independente. Em 2001, tornou-se Designer Instrucional do Departamento de Educação a Distância e Tecnologia na British Columbia University, trabalhando com Tony Bates, Mark Bullen e outros profissionais altamente letrados no ramo da Educação a Distância.

10h10 – Intervalo

10h25 – Dr. José Manoel Moran (professor e pesquisador, ECA-USP) 

Espanhol naturalizado brasileiro, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Manuel Moran é atualmente Diretor Acadêmico da Faculdade Sumaré, SP. Membro do comitê de avaliação de projetos da UAB (Universidade Aberta do Brasil do MEC) e do Conselho Editorial da Revista Interface, Comunicação, Saúde, Educação da UNESP (Botucatu), da Revista Comunicação e Educação, da ECA-USP, e da Revista Diálogo Educacional da PUCPR, Dr. Moran é uma dois maiores nomes da educação a distância no país.

11h 05 –   Paulo Hartmann (pesquisador independente, designer e um dos organizadores do Mobilefest)

O paulistano Paulo Hartmann é artista multimídia, músico e pesquisador independente, idealizador do MOBILEFEST- FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE E CRIATIVIDADE MOBILE. Graduado em Propaganda e Marketing, está envolvido há 10 anos como designer multimídia e diretor de arte desenvolvendo projetos para internet, e-learning, design instrucional, sound designing e projetos de cross-media. Desde 2004, representa o MEMEFEST, Festival de comunicação radical (http://ww.memefest.org/brasil), originado na Eslovênia, que discute os conceitos e a influência da produção da mídia de massa e suas conseqüências. Atualmente faz parte de um grupo de profissionais de mídia, publicidade e arte-tecnologia que desenvolve vários projetos para fomentar e discutir o impacto das novas tecnologias em nossa sociedade e cultura.

12h – Almoço

14h – Converged Multimedia for an enhanced m-learning experience - Romualdo Monteiro de Barros (Ericsson)

Engenheiro Eletrônico e especialista em Serviços de valor agregado e Location-based Services (LBS), é certificado em tecnologias de Conectividade (Califórnia/USA), Gerenciamento (Illinois/USA), System EMC Compliance (University of Wisconsin-Milwaukee e Califórnia/USA). Projetou o hardware do primeiro microcomputador PC-AT brasileiro e também do primeiro LAP-TOP nacional, assim como o  hardware de segurança do sistema de Loterias da Suíça, e outros.  Como Diretor da ISM Net, foi o responsável por projetos e implantação de redes para FURNAS, PETROBRÁS, MARINHA DO BRASIL, bem como um dos pioneiros de Internet no Brasil. Atualmente é o Head do Ericsson Mobility World e do IMS Expert Center no Brasil, áreas da Ericsson responsáveis por inovação em multimídia para o mercado de VAS, e também responsável pelas soluções de LBS e Localização da Ericsson Brasil. 

15h - Intervalo

15h15 – A comunicação móvel entre estudantes na modalidade a distância no ensino superior – Dr. Fabio Botelho Josgrilberg (Gerente de projetos da Pró-Reitoria de Educação a Distância e professor da Pós-graduação em Comunicação Social da Metodista)

Fabio B. Josgrilberg é jornalista, mestre em Estudos da Mídia pela Concordia University (Canadá), doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral na London School of Economics and Political Science. É pesquisador do grupo Comunicação e Tecnologias Digitais (COMTEC) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Na mesma instituição, é gerente de desenvolvimento de cursos da Pró-reitoria de Educação a Distância. É um dos organizadores do livro Educação a distância: uma trajetória colaborativa. Integra as comissões editoriais do Wi-Journal of Mobile Media e da revista Comunicação & Sociedade.

 16h00 – Encerramento

 Realização

Universidade Metodista de São Paulo

 Apoio

Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)

Ericsson Mobility World

Consulado Geral do Canadá

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X