Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Janeiro / 37º Salão de Arte Contemporânea está com inscrições abertas

37º Salão de Arte Contemporânea está com inscrições abertas

11/02/2009

11/02/2009 13h52 - última modificação 27/02/2009 13h56

As inscrições para o 37º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto vão até o dia 14 de março. Elas podem ser realizadas pessoalmente, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André) ou pelos Correios. Nesse caso, o candidato deve imprimir sua ficha de inscrição e enviá-la, juntamente com o portifólio contendo uma foto de cada obra inscrita, para o CEP 09015-200. O salão será aberto no dia 22 de abril.

A mostra visa reunir trabalhos contemporâneos de artistas brasileiros em relevância no cenário artístico. Em 2008, foram 500 inscritos de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Neste ano, a expectativa é de um acréscimo de 200 artistas. O valor dos prêmios gira em torno de R$ 28 mil para prêmio-aquisição e de R$ 2 mil para prêmio-estímulo.

A premiação, que completou 40 anos em 2008, foi o primeiro evento desse tipo na região do ABC. “Embora o salão seja criticado pelos artistas convencionais, quando fazemos uma radiografia geral vemos que só os salões que resistiram ao tempo, são reconhecidos”, afirma Saulo di Tarso, curador da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.

Para Tarso, o salão não é importante somente para Santo André, mas para a região do ABC que ganha visibilidade com essa iniciativa.

Ao todo, são 11 categorias, pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, performance, instalação, interferência, site specific, vídeo arte e fotografia. É permitido que o candidato participe em até duas delas, sendo que as fichas de inscrição devem ser distintas. 

O artista tem que apresentar três obras por categoria, todas fotografadas. As exceções estão nas categorias Performance; Instalação e Interferência; e Site Specific, onde será permitida apenas uma.

Os inscritos poderão escolher dois dos três membros da comissão de Seleção e Premiação. Os nomes disponíveis para votação são: Cauê Alves, Carla Zacagnarini, João Loureiro, Juliana Monachesi, Angélica Moraes, Francisco Alambert, João Musa, Nelson Aguilar, Guy Amado, Marcio Haroman, Vagner Morales e Tuneu. O terceiro integrante será escolhido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Santo André.

A comissão julgadora só deve ser divulgada no dia 17 de março, junto com o resultado das obras indicadas para a exposição. Para o curador da Casa, a decisão foi tomada a fim de preservar os jurados e assim obter uma “comissão abrangente”.

Para outras informações, acesse o regulamento do salão ou ligue 4992-7730.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X