Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / Dezembro / Ex-secretário de transportes da cidade de São Paulo defende mestrado na Metodista

Ex-secretário de transportes da cidade de São Paulo defende mestrado na Metodista

14/12/09

14/12/2009 12h21 - última modificação 14/12/2009 12h28

Íon de Freitas e as professoras Mirlene, Anita e Maria do Carmo

Na última quinta-feira, 10 de dezembro, a Universidade Metodista de São Paulo concedeu o título de “Mestre em Psicologia da Saúde” para o psicólogo e engenheiro aposentado, Íon de Freitas, de 86 anos. Seu estudo, intitulado “As relações entre suporte social e balanço emocional”, foi aprovado com a nota máxima, dez com louvor!

Íon de Freitas é doutor em transportes e formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), onde lecionou por 32 anos e implantou o curso de Engenharia de Transportes. Além disso, foi secretário de transportes da cidade de São Paulo durante os anos de 1971 e 1973, mandato de Figueiredo Ferraz, quando foram concluídas as obras da primeira linha do metrô da cidade, a linha azul. Antes disso, foi um dos responsáveis pelo projeto de implantação de várias rodovias no estado de São Paulo, entre elas a Anhanguera (SP-330) e Anchieta (SP-150).

Participaram da banca julgadora, as professoras doutoras Maria do Carmo Fernandes Martins, da Metodista, e Anita Liberalesso Neri, da Universidade de Campinas (UNICAMP), além da orientadora, a professora doutora Mirlene Maria Matias Siqueira.

Em seu projeto, Íon traça um paralelo entre o suporte social e o estado emocional de pessoas. Seu estudo deu-se em uma Instituição beneficente chamada Arautos, que, pela definição do estudioso, auxilia pessoas que buscam o auto-conhecimento, confiança e evolução pessoal.

Houve consenso quanto à qualidade do trabalho apresentado pelo agora mestre Íon de Freitas, expressados aqui nas palavras da professora Anita Liberalasso Neri. “Quando aceitei fazer parte desta banca, já esperava um grande trabalho. Mas fomos surpreendidas pela clareza e articulação de suas exposições”, afirmou.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático